Professores da SESI Escola RN são selecionados para Programa de Especialização Docente – PED Brasil

16/12/2021   18h00

Dez professores do Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte, entidade que compõe o Sistema FIERN, foram aprovados no processo seletivo para integrarem o Programa de Especialização Docente (PED Brasil), que é a primeira grande ação do Centro Nacional de Formação de Profissionais da Educação SESI Nacional com princípios da Universidade de Stanford. Outros dois docentes estão como suplentes.

 

A SESI Escola São Gonçalo do Amarante foi a escolhida para sediar o Polo de Formação Regional, que deverá iniciar suas atividades de formação no início de 2022, com o corpo docente selecionado a partir de processo seletivo direcionado aos professores que já atuam na Rede SESI.

 

Foram aprovados os professores, por área de conhecimento: em Ciências da Natureza, Leonardo da Silva Garcia, Josinaldo Pereira de Araújo e Gustavo Daniel Soares Souza; em Matemática, Heriberto Silva Nunes Bezerra, Diech Lobo Cardoso e Smith de Oliveira Torres; em outras áreas, Fernando Larty Ferreira da Silva Pedro, Bento Lécio Alves Gama, Paulo César Palhares Lima e Zania Christina Feitosa Lobo.

 

Na suplência, ficaram Sheila Alves Pinheiro Lopes (Ciências da Natureza) e Raniére Ricardo Fernandes de Andrade Cabral (outras áreas).

 

O PED Brasil destina-se aos professores da Educação básica e adota como ponto de partida os princípios do Stanford Teacher Education Program (STEP), reconhecido programa de formação de professores da Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Stanford.

 

Os selecionados vão participar de um Curso de Formação de Multiplicadores e terão a responsabilidade de, a partir de 2023, integrar o corpo docente do PED Brasil e expandir para a comunidade escolar do Rio Grande do Norte os conhecimentos adquiridos e práticas vivenciadas ao longo dessa formação.

 

Essa iniciativa beneficiará todo corpo docente da Rede SESI assim como o sistema educacional da região, que terá a oportunidade de fazer parte desse projeto e que trará benefícios para as escolas de todo o estado.

 

No total, 28 candidatos participaram da prova escrita, que consistiu em um estudo de caso acerca de situações do cotidiano escolar e os professores participantes foram convidados a expressarem o seu posicionamento acerca do caso exposto. A seletiva aconteceu no dia 27 de novembro.

 

PED Brasil
O PED Brasil é um curso de pós-graduação lato sensu que forma professores da educação básica para ensino de Matemática ou Ciências da Natureza, com o propósito de promover práticas de excelência equitativas dentro da sala de aula, baseada na experiência de Stanford, considerada a melhor universidade do mundo em formação de professores, segundo o Times Higher Education.

 

Atualmente, o PED Brasil possui uma rede formada por 20 universidades, tanto públicas como privadas, em dez estados brasileiros. No SESI, a primeira fase do programa começará no início de 2022, com os seis estados pilotos e a formação de 60 multiplicadores da rede SESI, que serão os docentes dessa nova pós-graduação. Essa etapa é a base para o início da oferta em 2023.

 

Confira os aprovados para o PED Brasil por área de conhecimento:

 

Ciências da Natureza
Leonardo da Silva Garcia
Josinaldo Pereira de Araújo
Gustavo Daniel Soares Souza

 

Matemática
Heriberto Silva Nunes Bezerra
Diech Lobo Cardoso
Smith de Oliveira Torres

 

Outras áreas
Fernando Larty Ferreira da Silva Pedro
Bento Lécio Alves Gama
Paulo César Palhares Lima
Zania Christina Feitosa Lobo

 

Na suplência, ficaram:

 

Ciências da Natureza
Sheila Alves Pinheiro Lopes

 

Outras áreas
Raniére Ricardo Fernandes de Andrade Cabral