Programa Corporativo de Compliance do Sistema FIERN reúne credenciados do IEL-RN

11/03/2022   11h38

O Programa Corporativo de Compliance do Sistema FIERN realizou reunião com todos os credenciados, pessoas jurídicas, cadastrados no Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN). A iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) segue a tendência mundial de avanços na direção da transparência e da boa governança. Na ocasião, a gestora do Programa Corporativo de Compliance, Gabriella Rebouças, expôs o tema de compliance e principalmente sobre os cuidados nos processos de contratação de fornecedores.

“Abordamos o DDI, que significa saber previamente quem estamos contratando, se é uma empresa séria, se os sócios estiveram ou estão envolvidos em fraudes ou processos judiciais, se têm certidões negativas. Precisamos saber se nossos fornecedores são empresas corretas, idôneas, que têm práticas de anticorrupção”.

Com essas reuniões, que foram realizadas também com outros setores, e com a implantação do programa, o Sistema FIERN pretende reduzir custos e despesas, aumentar o rendimento operacional e evitar perdas. “Além disso, com as conformidades das leis, a transparência dos processos se torna uma realidade mais consolidada, o que traz maior confiança do mercado de atuação”, explica Gabriella.

As equipes envolvidas nas reuniões se tornam mais preparadas e aumentam seu desempenho, o que se reflete diretamente na produtividade. “A reputação e a boa imagem são um reflexo do nível de Compliance que o Sistema FIERN se propõe a ter”, acrescenta.

Formada por pessoas, sistemas e processos, a gestão do Programa Corporativo de Compliance estabelece procedimentos para prevenir, detectar e remediar riscos relacionados ao cumprimento de leis e regulamentos sob a perspectiva da ética e da integridade.

O Programa de Compliance é formado por funcionários do Sistema Indústria. De acordo com Gabriella, nos últimos anos, os programas de Compliance passaram a representar uma vantagem competitiva relevante. “Os agentes do mercado tendem a preferir contratar empresas que apresentem uma estrutura bem delineada de compliance, uma vez que ela confere maior segurança às operações”, enfatiza.

Ela explica ainda, que a iniciativa estimula a atração de investidores e investimentos, atua na identificação de riscos e prevenção de problemas, atribui ganho de credibilidade, melhoria da eficiência e qualidade dos serviços e produtos, aumento da governança, a consolidação de uma cultura organizacional, dar maior sustentabilidade, e a correção efetiva de não-conformidades.

Além da reunião desta semana feita com o IEL-RN, foram realizadas outras reuniões, sendo com a Equipe de Mercado do Sistema FIERN e com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).