Programa do SESI-RN eleva escolaridade e conhecimento de trabalhadores da indústria

10/08/2021   17h23

Aos 78 anos, Maria do Socorro Botelho é uma das alunas do Ensino Médio do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecido no Estado pelo SESI-RN. Ela demonstra entusiasmo, gratidão e confiança de que o aprendizado e o conhecimento proporcionados pela EJA ampliam suas “habilidades e competências”.

“Agradeço a todos os professores que estão empenhados neste programa do SESI e por terem me dado a oportunidade de concluir meu ensino médio. É uma felicidade grande. Vocês nem imaginam. Deus abençoe grandemente e que todos os demais alunos consigam concluir com êxito sua formação”, disse Maria do Socorro ao falar sobre a chance de retomar os estudos.

Além de Maria do Socorro, o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI-RN atendeu, até o mês de julho, mais de 820 alunos nas turmas dos Ensinos Fundamental II e Médio, na modalidade de educação a distância. Os números correspondem às matrículas, somadas, do EJA em Natal, Mossoró e São Gonçalo do Amarante.

O programa tem como objetivo elevar a escolaridade do trabalhador da indústria. No EJA, cada aluno determina o tempo no curso, em função de conhecimentos prévios, experiências, ritmo de aprendizagem e tempo disponível para estudar. A duração das aulas, período e nível é variável e pode ser modulada todo o processo.

“A busca pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem sido diária. Muitos que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos no ensino regular hoje, veem a EJA como uma possibilidade de continuar, de avançar, de progredir. São inúmeros depoimentos e histórias de vidas que marcam, ressignificando a nossa prática pedagógica a cada instante. Hoje, muitos alunos já conquistaram novos espaços dentro de uma indústria, tendo novas oportunidades no mercado de trabalho e ainda, muitos desses já estão cursando uma graduação. A EJA SESI-RN é um segmento que oportuniza e prova que, nunca é tarde para realizar sonhos”, afirma Jordana Lorena Nogueira de Sousa, supervisora Pedagógica do EJA em Mossoró.

Nos sete primeiros meses do ano, foram 116 alunos certificados no Programa de Educação de Jovens e Adultos, em Natal, Mossoró e São Gonçalo do Amarante.

“Recomeçar os estudos com o SESI foi uma das coisas que mais me proporcionaram alegria durante o momento difícil da pandemia. Contar com o apoio e carinho dos professores e educadores me fez acreditar no meu potencial e que nunca é tarde para aprender. Sou muito grata a toda a equipe pelo trabalho que realizam, por incentivarem a educação e por se preocuparem tanto com os alunos”, destacou Silas Estevam, 26 anos.

 

Para outras informações do EJA SESI-RN

NATAL E SÃO GONÇALO
Mirtes Maria Trigueiro de Morais
Supervisora Pedagógica EJA Natal e SGA
mirtes@rn.sesi.org.br

 

MOSSORÓ
Jordana Lorena Nogueira de Sousa
Supervisora Pedagógica EJA Mossoró
jordanasousa@rn.sesi.org.br