Seminário debate modelo de certificação profissional desenvolvido pelo SENAI-RN em parceria com a Alemanha

11/08/2021   17h17

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) e o Serviço Nacional do Comércio no estado, o SENAC RN, lançam nesta quarta-feira (11) uma inédita campanha conjunta para divulgar o modelo de certificação profissional que desenvolvem – de forma exclusiva no Brasil – em parceria com a Alemanha.

Para profissionais da indústria, a certificação é oferecida pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), uma das cinco unidades do SENAI no estado, e está disponível inicialmente para instaladores de sistemas fotovoltaicos, ou seja, profissionais que atuam montando sistemas de geração de energia solar em negócios e residências, um campo de atuação em franca expansão no mercado.

Seminário

A campanha para apresentação do modelo é patrocinada pelo Europa e Innovationscentre (eic Trier), a Câmara de Indústria e Comércio da cidade de Trier (EIC Trier) e a Câmara de Ofícios de Trier – com foco principal na difusão de informações via redes sociais e por meio do seminário on-line “Educação 4.0 na Alemanha: a profissionalização na cidade de Trier”, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de agosto.

O Seminário será realizado na plataforma Microsoft Teams, das 10h às 11h30 nos três dias. A participação é gratuita. Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

O público-alvo são profissionais que já estão no mercado, alunos em fase de conclusão em cursos como eletrotécnica e instalação de sistemas fotovoltaicos – que estão entre os mais procurados no CTGAS-ER – bem como formados e/ou trabalhando em ocupações ligadas à atuação do SENAC, como cozinheiro, garçom, recepcionista, camareira em meios de hospedagem, entre outros interessados.

Programação

A expectativa, segundo os organizadores do evento, é explicar como o sistema de ensino alemão funciona e detalhar o modelo de certificação que inspira o aplicado localmente, no caso do SENAI, para a indústria. No dia 25 de agosto, o seminário terá um fórum de debate específico sobre a formação de eletrotécnicos e deve abordar questões como o foco em segurança no trabalho e a atuação no setor de energias renováveis.

A programação do evento inclui a exibição de vídeos e rodadas de discussão para troca de experiências com profissionais em formação nessa área em Trier, assim como com profissionais em formação como cozinheiros e na área de hotelaria, representantes de empresas, de professores de uma das principais escolas profissionalizantes da cidade alemã e da Câmara de Indústria e Comércio de Trier, uma das instituições que organizam a formação profissional e processos de certificação no país.

A Câmara desenvolve uma série de ações em parceria com o SENAI e o SENAC no Rio Grande do Norte, por meio de acordos de cooperação técnica que deram origem ao chamado “Projeto Verena”.

Certificação no SENAI-RN

A Certificação do SENAI – entre os frutos desse Projeto – é baseada no “sistema dual de ensino alemão”, que une teoria e prática na formação profissional e avalia os conhecimentos dos candidatos com base nessas premissas.

A aprovação no processo de avaliação é como um “selo” que garante às empresas que o colaborador, prestador de serviço ou candidato a uma vaga está devidamente qualificado para o trabalho.

“Nós, do SENAI, temos desenvolvido e aplicado a Certificação de forma piloto desde 2019 por meio do Projeto Verena, um acordo de cooperação do SENAI-RN e do CTGAS-ER com a EIC Trier, na Alemanha, país líder na Europa em geração de energias renováveis”, diz a assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, Amora Vieira.

“A aplicação do modelo é algo novo e agora está saindo da fase piloto e expandindo a possibilidade de certificação para os profissionais do setor de energia, uma oportunidade para que tragam para o currículo a experiência de um modelo de avaliação aplicado na Alemanha, a confirmação de que adotam boas práticas de execução e conseguem se diferenciar profissionalmente”, acrescenta.

O Seminário on-line “Educação 4.0 na Alemanha: a profissionalização na cidade de Trier” é financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e conta com o apoio da SEQUA – Parceiro da Economia Alemã.

O modelo de certificação desenvolvido em parceria com a Alemanha se soma a um universo mais amplo de certificações disponíveis no SENAI, por meio do Sistema Senai de Certificação de Pessoas.

Confira a programação do Seminário “Educação 4.0 na Alemanha: a profissionalização na cidade de Trier”:

Dia 23/08/21

Palestra de abertura

• O sistema dual e seus atores

Palestrante: Christian Reuter, do Departamento de Formação da Câmara de Comércio e Indústria de Trier (IHK)

Dia 24/08/21

A formação de cozinheiros e técnicos de hotelaria

Fórum de debate: Bettina Barth (Diretora de formação do Nells Park Hotel, de Trier), Kelian Matheis (técnico em hotelaria em formação no Nells Park Hotel) e Henintsoa Rajaonarisaona (cozinheira em formação no Nells Park Hotel).

Dia 25/08/21

A formação de eletrotécnicos

Fórum de debate: Com Michael Stein (Chefe da formação industrial da Westnetz Simmern), Niclas Mayer e Benedikt Lohscheider (Técnicos em eletrotécnica para engenharia industrial em formação na Westnetz GmbH).

*Início previsto às 10h, nos três dias. O evento terá tradução para português.