Rede CIN gera mais de R$ 1 milhão em negócios para MPEs do setor têxtil

11/05/2022   12h21

 

Em abril, aconteceram as primeiras rodadas de negócios entre micros e pequenas empresas brasileiras e compradores internacionais. Os eventos marcaram o retorno das imersões presenciais para pesquisa de mercado e negociações após a pandemia de Covid-19. Ao todo, 63 MPEs do setor têxtil participaram dos encontros e dessas, 12 fecharam negócios e geraram R$1.252.175,00 em negócios. Isso mesmo, mais de R$ 1 milhão de reais em exportações de artigos de vestuário e acessórios brasileiros para países como Alemanha, Argentina, Bolívia, Equador, Israel, Itália, Paraguai, Reino Unido e Venezuela.

 

Uma das empresas que teve sucesso nas negociações é a Vila Sol. A marca de moda praia foi representada pela Luciana Pequeno de Araújo Mendes nas rodadas do Encontro Internacional de Negócios Virtuais de Moda, realizado em parceria com o Sebrae, no modo online. A empresa, criada em 2006, em Fortaleza (CE), já exportava para sete países – EUA, Itália, Portugal, França, Cabo Verde, Angola, Bolívia -, mas essa foi a primeira vez que contou com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) para fechar o negócio.

 

“Tivemos todo um preparo antes com o técnico, que nos passou todas as informações referentes ao processo de negociações para a exportação. O conhecimento que adquirimos com ele foi fundamental. Apesar das barreiras da língua tivemos ajuda de um intérprete e saímos com um novo cliente”, conta a gerente comercial da marca cearense.

 

A empresa atualmente possui 48 funcionários distribuídos nas lojas do Ceará, de São Paulo e na fábrica. As peças que chamam atenção por manter a “brasilidade” em todas as peças, como diz Luciana, já são comercializadas por todo Brasil, e a meta da equipe é conquistar o comércio exterior.

 

A estimativa, segundo a Rede CIN, é que ainda sejam gerados mais de R$28 milhões para o setor têxtil e de confecção nos próximos meses. As ações são promovidas em parceria com a Apex-Brasil e o Sebrae. Confira o calendário das iniciativas que ainda acontecerão esse ano a seguir:

 

 

O que é a Rede CIN

 

Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede CIN promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades.

 

Presente nas 26 federações de indústria dos estados e no Distrito Federal, ela conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras. Acesse o canal da Rede CIN e saiba mais.