Rede Pão RN completa dois anos de fortalecimento da indústria da panificação

28/04/2023   15h10

Há dois anos a Rede Pão do Rio Grande do Norte garante competitividade para as empresas associadas. Criada com apoio do Espaço Empresarial da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e por iniciativa do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN), a Rede Pão RN busca fortalecer as indústrias do setor por meio da redução de custos e facilidade na aquisição de matéria-prima, insumos e serviços pelos associados.

A proposta é reunir as empresas semanalmente para compras coletivas de fornecedores cadastrados em uma central. Com maior volume de demanda pelos insumos, o poder de barganha de preços também cresce, proporcionando maior rentabilidade.

O presidente do SINDIPAN-RN, Ivanaldo Maia, conta que a ideia de criar a Rede Pão RN surgiu durante o congresso da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP). “Em uma das convenções da ABIP, o Sindipan do Ceará apresentou o modelo da Rede Pão que existe lá. Eu captei essa ideia e trouxe para a diretoria do Sindipan-RN, que abraçou a proposta e há dois anos está dando muito certo”, explica.

“A panificação oferece um produto sagrado, que tem espaço em todas as casas. Mas hoje em dia não oferecemos apenas o pão, pois o cenário está cada vez mais difícil devido aos aumentos nos valores das matérias-primas, então buscamos estratégias para vencer esse tipo de desafio”, completa.

Norberto Lira, secretário da Rede Pão RN, reforça que o principal desafio do setor, atualmente, é o elevado preço dos insumos. “Ter cada vez mais uma variedade de produtos é uma estratégia para tentar contornar isso. Temos o pão como um atrativo para que os clientes conheçam as demais ofertas de produtos para, assim, agregar mais às vendas”, comenta.

“Os insumos que utilizamos na produção vêm sofrendo grandes aumentos de preço e não conseguimos repassar para o consumidor final, porque se passarmos no mesmo percentual que recebemos, as vendas não acontecem”, destaca Lira. “A Rede Pão traz justamente essa proposta de comprar melhor e mais barato para enfrentarmos esse grande desafio que atinge nosso setor”, conclui.

Menor preço e maior competitividade

Atualmente, 19 indústrias estão associadas à Rede Pão RN. “Isso gera uma força de compra que faz com que consigamos gerar uma economia de até 25% em comparação com o que pagaríamos em compras individuais”, destaca Luiz Alfredo, gestor de compras da rede. “Quanto maior o volume das compras semanais, conseguimos uma economia significativa”, afirma.

Entre os itens com maiores volumes de compra estão leite condensado, farinhas, margarinas, filé de peito de frango, leite, fermento, creme de leite e creme de confeiteiro. “Desde que começamos a rede, acrescentamos produtos de acordo com a necessidade dos associados. Hoje em dia temos 155 itens catalogados para as compras conjuntas”, aponta Alfredo.

De acordo com a analista de negócios do Espaço Empresarial da FIERN, Angélica Teixeira, “são projetos como a Rede Pão que os sindicatos desenvolvem para fortalecer os setores da indústria”. “Com isso, as empresas associadas ganham mais competitividade, estando interligadas a uma cadeia de fornecedores, além de terem um leque de oportunidades para fortalecerem suas atividades”, acrescenta.

O Espaço Empresarial oferece suporte técnico e institucional aos sindicatos patronais filiados à FIERN, a fim de conceder maior agilidade para a solução de problemas e desafios das empresas industriais. Nesse sentido, o Espaço já articulou a realização de workshops, rodadas de negócios e parcerias com empresas de outros setores para o fortalecimento da Rede Pão.