Relatório FOCUS, disponível na plataforma online do MAIS RN, mostra tendência de queda na inflação e de alta no PIB

25/07/2022   12h06

 

O MAIS RN, unidade de economia e pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), atualizou em sua plataforma online as informações do novo Relatório FOCUS, divulgado pelo Banco Central, nesta segunda-feira (25). A publicação mostra a tendência de queda na projeção da inflação e alta na expectativa para o PIB.

 

Publicado pelo Banco Central, o Relatório FOCUS traz as projeções do mercado financeiro para os principais indicadores da economia. Atualmente, a publicação coleta informações de cerca de 140 instituições para os relatórios divulgados todas as segundas-feiras.

 

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que calcula o preço de uma cesta básica nos últimos 30 dias em 13 cidades diferentes para medir a inflação no período, caiu pela quarta semana seguida. Na última semana, o valor foi de 7,54%, enquanto neste Relatório o índice foi de 7,30%.

 

Já a variação do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país no ano, subiu para 1,93%, mantendo a tendência de alta há um mês. A projeção do PIB para 2023 caiu para 0,49%.

 

Outra medição publicada no Relatório é a projeção da taxa SELIC, ou taxa básica de juros, que se mantém em 13,75% ao ano, com projeção também estável de 10,75% a.a. para 2023. Principal instrumento de política monetária do BC para controlar a inflação, esse medidor influencia todas as outras taxas de juros (dos empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras).

 

Por fim, o Relatório mostra alta na taxa de câmbio — o custo do real em relação ao dólar americano. A medição é de 5,20 para 1. A projeção para o câmbio de 2023 também subiu, de 5,10 para 5,20.

 

Para acessar os números detalhados do Relatório FOCUS, acesse a publicação na plataforma digital do MAIS RN: bit.ly/3yUXfGV.