Retomada da economia impulsiona busca por qualificação e serviços no SENAI-RN

28/10/2022   17h54

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) encerrou o período de janeiro a setembro com mais de 27 mil matrículas em cursos profissionalizantes e aproximadamente 1,5 mil atendimentos realizados com foco em soluções de tecnologia e inovação para empresas de todo o país.

Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (28), na Casa da Indústria, durante reunião do Conselho Regional da Instituição no estado.

Foram atendidas, segundo o SENAI, 432 empresas nos primeiros nove meses do ano, 11% a mais que o projetado para o período, com predominância, nesse universo, de micro e pequenas empresas.

Crescimento

“A análise que fazemos é de que as metas para o ano estão sendo confirmadas, ultrapassadas e refletindo o momento de retomada econômica pós-pandemia”, diz o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello.

“É um momento em que a busca por qualificação se intensifica, em que as empresas voltam a contratar e em que isso tem impacto na ponta, por meio, por exemplo, da demanda por mais qualificação e serviços diversos pelo mercado”.

Os resultados apresentados nesta sexta-feira, acrescenta Mello, são puxados por atividades como construção civil, alimentos, óleo e gás e, especialmente, por indústrias de energias renováveis e empresas do setor têxtil e de confecções.

O Conselho Regional do SENAI-RN é formado por representantes da indústria, dos trabalhadores da indústria, do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e Previdência.

Energia

Amaro Sales de Araújo, presidente do Conselho Regional e do Sistema FIERN, enfatizou na reunião “a liderança do Rio Grande do Norte na produção de uma das energias mais limpas do mundo”, a eólica, e o papel que o SENAI-RN tem desempenhado como centro de referência nacional para formação profissional, desenvolvimento de pesquisa aplicada e inovações, em prol do avanço e da competitividade do setor no Brasil.

“O Rio Grande do Norte desponta como referência em energia eólica e também para atividades como o hidrogênio”, disse ele. Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN, complementou: “O movimento do setor está acontecendo e a velocidade só cresce”.

Entre as ações de destaque do SENAI-RN de janeiro a setembro, Mello apresentou o fortalecimento de laços com gigantes mundiais no setor. O Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) da instituição – complexo que sedia o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) – recebeu, no período, visitas da ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil, e da americana Invenergy.

Também foram firmadas parcerias para impulsionar a qualificação profissional no setor, com a AES Brasil, a EDP Renewables e a Vestas. Ainda nesse período, o Ministério da Educação aprovou a FAETI, Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI-RN, que tem início das aulas programado para março de 2023.

Sobre o SENAI

O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para soluções que estão em desenvolvimento – em parceria com a Alemanha – para educação profissional com foco em hidrogênio verde. A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG).