Reunião do COEMA traz plataforma digital para integrar setor de reciclagem do RN

17/06/2021   17h16

A indústria de reciclagem do Rio Grande do Norte ganha uma ferramenta importante para alavancar a economia digital e sustentável: o uZeh. O aplicativo, desenvolvido a pedido do (SindRecicla), foi apresentado durante reunião da Comissão Temática de Meio Ambiente da FIERN (COEMA), realizada nesta quinta-feira (17).

A plataforma une os conceitos de sustentabilidade, impacto social e logística reversa e busca educar e interagir diretamente com a sociedade, a iniciativa privada, as organizações não governamentais, instituições e o Poder Público.

O presidente da COEMA-FIERN, Roberto Serquiz, lembrou que uZeh surge da modernização e melhoria do aplicativo RecicleJá, desenvolvido e lançado em sua gestão à frente do SindRecicla. “A remodelação traz uma importante mudança ao incluir o catador, trazer esse ator para o processo. O aplicativo é uma solução tecnológica que dá uma dinâmica diferenciada na relação entre geradores e coletores. Uma solução para questão do resíduo e da implementação da política nacional de resíduos sólidos”, disse.

Etelvino Patrício, presidente do Sindrecicla, ressalta que o aplicativo traz uma versão diferenciada para atender todas as fases do processo de reciclagem. “Ao fazer a ligação do gerador de resíduos com a indústria de reciclagem, ele atinge todos os agentes”, pontuou.

Gustavo Santos, Diretor de Marketing da uZeh do Brasil Tecnology, empresa que desenvolveu o novo aplicativo, destacou que o objetivo é criar um ecossistema econômico digital e sustentável, unindo geradores e coletores. “O aplicativo busca amplificar e validar oportunidades, atuando na geração de dados sobre o setor, sobre a produtividade reciclável, trabalhando a economia verde, a logística reversa e a responsabilidade compartilhada. Tudo para agregar valor para o setor”, afirma.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abreipe), o isolamento social e o trabalho em casa, um aumento de 15% a 25 % no volume de lixo gerado no país,). Além de uma alta de 21% no número de catadores informais de material reciclável, somente no ano passado.

O Brasil recicla apenas 3% das 79 milhões de toneladas de lixo produzidas por ano. E em Natal, apenas 2% é reciclado ficando R$ 13 milhões na cadeia por ano, ou seja, 98% vão para em aterros deixando de distribuir mais de R$ 600 milhões em renda e geração de empregos.

Além dos conselheiros, da uZeh do Brasil Tecnology participaram da reunião Magnos Patrício, Head de Operações & Produto, Reinaldo Marques, Advisor de Estratégia & Growth, Rafael Lopes, Diretor de Data & Analytics, Rafael Cordeiro, Diretor de Tecnologia, e o diretor operacional do Sindirecicla, Manoel Neto.