Reunião do Conselho do SENAI destaca crescimento em formação profissional e empregabilidade

28/04/2022   16h15

Formação profissional através dos cursos oferecidos na área técnica e a empregabilidade gerada por eles foi um dos pontos destacados durante a reunião do Conselho Regional do SENAI, realizada nesta quinta-feira (28), na Casa da Indústria. Na ocasião, foram apresentados os dados referentes a janeiro e fevereiro, nas áreas de Educação Profissional, Aperfeiçoamento e Especialização Profissional e Aprendizagem Básica; e em Soluções em Tecnologia e Inovação, pelo diretor regional Emerson Batista.

Entre as ações apresentadas, o diretor regional destacou a Cooperação Técnica Alemã com o SENAI para o desenvolvimento sustentável (na sigla alemã GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit). A parceria é para a produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF – sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuel) no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), localizado em Natal, Rio Grande do Norte.

O presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo, enfatizou a importância das parcerias e disse que a instituição vem em uma busca incessante pelo desenvolvimento econômico do Estado do Rio Grande do Norte e das indústrias potiguares. Ele enfatiza que tudo tem sido feito para resultados positivos mesmo quando em meio à pandemia.

“O SENAI tem feito um esforço para manter seus serviços de primeira linha, mesmo enfrentando todas as dificuldades. Todos os que fazem o SENAI no Rio Grande do Norte vêm dando uma grande contribuição para conseguir bons resultados”, destaca.

Formação em Meio Ambiente

Durante a reunião o conselheiro do SENAI e diretor-tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz fez um registro da dificuldade da indústria de encontrar profissionais na área ambiental, e propôs que o SENAI-RN possa realizar cursos neste segmento. “Há um mercado crescente nessa área ambiental, e o SENAI tem expertise em vários estados. Esperamos que nosso regional não apenas ofereça os cursos, mas também possa se tornar e ser uma referência para ajudar as empresas”, respondeu o presidente Amaro Sales, concordando com a solicitação de Serquiz.

Cursos e Empregabilidade

A empregabilidade gerada pelos cursos de nível técnico oferecidos pelo SENAI e outras instituições foi foco do debate entre os conselheiros.  O diretor do Mais RN e conselheiro, Marcelo Rosado, lembrou a importância de se investir nesse tipo de formação. “Profissionais formados pelo IMD estão sendo contratados por outros estados”, disse.

O SENAI oferece vários cursos técnico nas mais diversas áreas, inclusive na área tecnológica, e a maioria dos alunos formados pela instituição são absorvidos pelo mercado de trabalho.

“Além de tudo que já fazemos, dos nossos cursos técnicos de alto nível, precisamos continuar a incentivar as novas tecnologias. Incentivar esses jovens que estão dispostos a trabalhar, descobrir novas soluções para a indústria e promover o desenvolvimento”, complementa o presidente da FIERN, Amaro Sales.

Sobre o SENAI

Nacionalmente, o SENAI está consolidado como o maior complexo de educação profissional da América Latina, cujos resultados são expressos através de números e de sua capacidade de adequar-se às demandas técnicas e tecnológicas do mundo moderno. No Rio Grande do Norte, o SENAI foi criado em 1953, como resultado das necessidades de formação de pessoas qualificadas para atender a indústria, cujos cursos eram realizados nas instalações da antiga Escola Industrial de Natal. Ao longo de sua existência o SENAI-RN vem desenvolvendo ações pautadas em objetivos estrategicamente definidos para atender a evolução da indústria do estado, visando contribuir para o aumento da qualidade e produtividade das empresas industriais.

Serviço:

Para saber mais sobre os cursos oferecidos pelo SENAI-RN acesse https://www.rn.senai.br/matricula-online/