RN abre 4.782 vagas com carteira assinada em junho

30/07/2021   15h23

No mês de junho foram abertas +4.782 vagas com carteira assinada no Rio Grande do Norte, correspondentes à diferença entre 15.004 admissões e 8.597 desligamentos, resultando no aumento de 1,09% no total de empregados, segundo informações do Novo CAGED. Na série histórica para meses de junho iniciada em 2011, apresentada na tabelaabaixo, este também é o maior saldo. O desempenho é considerado excepcional para u mês de junho, que costumaregistrar balanços negativos no emprego. A continuidade da recuperação dos Serviços dos impactos da pandemia mais as contratações para o cultivo de frutas irrigadas, como o melão e outras culturas temporárias, puxaram resultado. Por ordem decrescente de saldos temos os Serviços (+2.086), Agropecuária (+ 1.147), Comércio (+1.005) e Indústria,incluído a Construção (+ 562).

Chamamos a atenção para a metodologia do Novo CAGED, que é um modelo de estimativas transitório até que o E-social seja passe a vigorar definitivamente. Portanto, é possível que algumas informações computadas em junho serefiram a dados de meses anteriores, repassados com atraso pelas empresas. Também é possível admitir que dados referentes a desligamentos estejam sub notificados.

No período janeiro-junho, do total de 12.311 vagas com carteira criadas no estado, estima-se que 2.819 tenham sidogeradas pela Indústria (22,3%), e que das 32.910 dos últimos 12 meses, o setor tenha contribuído com,aproximadamente, 6.895 (21,0%). Quanto ao número de empregados em regime de CLT, o Novo CAGED os estima em 444.552, dos quais 99.159 (22,3%) em atividades industriais.

A Indústria

Mesmo registrando o menor saldo dentre todos os setores (+562), o resultado da Indústria não pode ser considerado desfavorável se for levado em conta que junho é um mês de baixa sazonal para o setor. Na série histórica para meses de junho dos últimos onze anos, o setor registrou oito saldos negativos contra quatro positivos. O último foi a melhor marca da série, que teve como principal protagonista da abertura de vagas, em termos individualizado deatividades os Serviços especializados para construção (+210). Em segundo,  se destacou a Confecção do Vestuário (+130), que retomou as contratações; em terceiro aparecem as Atividades de apoio à extração de petróleo e gás (+70),com resultados positivos desde abril.

Em sentido contrário, o saldo mais negativo também coube a um segmento da construção, as Obras de Infraestrutura (-115), seguidas da Fabricação de Estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda (-65),normalmente destinada a montagem de usinas eólicas, e a Fabricação de produtos de borracha e de material plástico (-13).