RN arrecada R$ 667 milhões em março de 2023, mostra painel Evolução Fiscal do Mais RN

25/04/2023   12h23

O Rio Grande do Norte arrecadou R$ 667 milhões em impostos no mês de março de 2023, mostra o update da Evolução Fiscal do Estado, atualizado pelo Observatório da Indústria MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do RN (FIERN). A atualização também destaca os valores médios diários das operações da indústria.

A atualização mostra que a Indústria da Transformação teve um crescimento de 16,5% nas operações. Durante o mês, foram R$ 63,5 milhões movimentados pelo setor em notas fiscais. Já a Indústria Extrativa teve crescimento de 25,6% nas operações, registrando R$ 10,8 milhões de movimentação.

Do total de tributos recolhidos no mês de março, R$ 615 milhões foram arrecadados apenas no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) — o que representa 92,2% da arrecadação estadual.

A lista de arrecadação de ICMS em março deste ano por setor econômico é liderada pelo comércio varejista, com R$ 120 milhões arrecadados; em seguida aparecem combustíveis, com R$ 115 milhões; comércio atacadista, com R$ 111 milhões, indústria, com R$ 77 milhões; energia elétrica, com R$ 67 milhões e comunicações, com R$ 16 milhões.

Sobre o Observatório da Indústria MAIS RN

Lançado em 2014 como um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o MAIS RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.

Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI. Foi criado um conjunto de dashboards com dados e indicadores, de diversas fontes — como emprego, desemprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria -, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.

Em 2023, o núcleo passou a integrar o Rede de Observatórios do Sistema Indústria, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O espaço é dedicado a construir e articular conhecimento com foco em inteligência competitiva e tem papel de subsidiar as indústrias a analisarem dados para tomada de decisões estratégicas.