Seminário realizado pelo CIN/FIERN esclarece sobre acordos comerciais

5/09/2018   17h23

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, através de seu Centro Internacional de Negócios (CIN-FIERN), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizou, na tarde desta quarta-feira, 05, na Casa da Indústria, o seminário “Acordos Comerciais – Status do Brasil e Oportunidades”.

 

Durante o evento, a analista de negócios internacionais da CNI, Carolina Matos, falou sobre os tipos de acordos comerciais e suas características, com quem se negocia e onde encontrar informações para acordos comerciais, e sobre as oportunidades para as empresas do RN. “As exportações do Rio Grande do Norte estão crescendo”, disse Carolina ao fazer um panorama do comércio exterior no Estado.

 

 

O Gerente do CIN/FIERN, Luiz Henrique Guedes, explicou na abertura, a importância do tema para a economia potiguar. “Esta é uma oportunidade para esclarecimentos sobre como funcionam os acordos comerciais e sua importância para nosso desenvolvimento econômico”, afirmou.

 

Também foram abordados vários temas com mesmo enfoque, por exemplo, como funciona o Mercosul, que segundo Carolina Matos, é considerado uma união aduaneira imperfeita, e as zonas de livre comércio. Ela acrescentou ainda os passos de uma negociação antes e depois do lançamento dos acordos comerciais, e sobre as regras que regem e facilitam os acordos internacionais.

 

 

“Os acordos comerciais geralmente levam mais de dois anos para acontecer, porque depende de aprovação de todos os países envolvidos pelos seus congressos nacionais. No Brasil, por exemplo, em um ano como este, eleitoral, e no próximo, em que acontecem as substituições de poder, as coisas costumam tramitar muito lentamente, o que faz com que a legalização dos acordos comerciais demore mais ainda”, explicou a analista.

 

O Seminário reuniu representantes do setor privado, especialistas e membros da sociedade para debater sobre a posição do Brasil frente aos desafios e políticas de acordos comerciais, às 14 horas, no Espaço Cultural Candinha Bezerra.

 

Por Jô Lopes – em 05/09/2018
Unicom-Sistema FIERN