SENAI-RN inicia diálogo para parceria em pesquisas sobre hidrogênio e energia com universidades dos EUA e de Porto Rico

19/04/2023   17h19

O trabalho do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) pode ser fundamental para o desenvolvimento de pesquisas sobre hidrogênio e energia elétrica nos Estados Unidos e em Porto Rico. Nesta quarta-feira (19), o ISI-ER recebeu a visita de Ernesto Córdova, representando a Northeastern University, de Boston, nos Estados Unidos, para debater parcerias entre o SENAI-RN e a instituição acadêmica.

O diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello, afirma que “é de interesse do SENAI formar uma parceria com a Northeastern University”. “Podemos criar um ambiente de intercâmbio de conhecimentos, experiências e tecnologias muito importante para o desenvolvimento nas energias”, acrescenta.

Ernesto Córdova, que é Doutor em Gestão e Política de Energia pela Universidade da Pensilvânia e tem vasta experiência no mercado de energias, com décadas de atuação em cargos de direção e gerência em empresas do setor nos Estados Unidos e na América Latina, pôde conhecer parte do corpo técnico e a infraestrutura de laboratórios de pesquisa, inovação e formação do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN. O complexo sedia o ISI-ER e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), referências do SENAI no Brasil em soluções e educação profissional para energias, gás e sustentabilidade.

“Fiquei maravilhado com o que conheci. Não apenas a infraestrutura me impressionou, mas principalmente o apetite de toda a equipe de trabalhar com outras instituições para seguir multiplicando as pesquisas nas diversas áreas de atuação do ISI-ER”, relata Ernesto Córdova.

Também participaram da visita Antônio Medeiros, coordenador de pesquisa, desenvolvimento e inovação do ISI-ER; Juan Ruiz, pesquisador líder do laboratório de sustentabilidade; Samira de Azevedo, pesquisadora líder do laboratório de energia fotovoltaica; e Tellys Barbosa, pesquisador do ISI-ER.

Levar pesquisa e formação técnica para Porto Rico

Durante os mais de 25 anos trabalhando no setor de energias, Ernesto Córdova sempre manteve contato com a Academia. Hoje aposentado, trabalha na articulação de parcerias entre o setor privado e a Northeastern University. Ele ainda explica que a instituição possui uma parceria com a Universidade Caribenha em Porto Rico para o desenvolvimento de pesquisas e formação de profissionais para o setor de energias renováveis. Essa iniciativa é liderada por Eugene Smotkin, professor de Química da Northeastern, com pesquisas voltadas para a produção de combustíveis e de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

“Em Porto Rico, o modelo das universidades era totalmente voltado para formar profissionais de carreiras tradicionais, mas muitas instituições perderam alunos que procuraram oportunidades semelhantes nos Estados Unidos. Com isso, grandes infraestruturas ficaram subutilizadas”, explica Ernesto Córdova. “A partir disso, o Eugene, que já lecionou na Universidade Caribenha de Porto Rico, viu a oportunidade de realizar uma parceria para levar projetos de desenvolvimento em energias renováveis”, completa.

Sobre os possíveis temas de intercâmbio entre o SENAI-RN e as universidades estadunidense e porto-riquenha, o representante destaca que a produção de hidrogênio e o armazenamento de energia elétrica são os de maior interesse. “Também penso que empresas eventualmente envolvidas nessa parceria podem se beneficiar dos serviços realizados pelo SENAI-RN”, acrescenta.

“Entendo que um dos melhores lugares do Brasil para tratar desses temas é aqui no Rio Grande do Norte”, comenta Ernesto Córdova. “Em um dos trabalhos que exerci durante minha carreira, visitei uma planta de químicos para produção de fertilizantes à base de fosfato no Tocantins e muito me impressionou que a maioria dos técnicos da fábrica eram formados pelo SENAI. Desde então sei da qualidade de formação técnica da instituição”, relata.