SENAI-RN recebe representantes das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica, com CREAs de todo o Brasil

21/09/2022   13h59

Visita foi inserida na programação da 4ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica, que reúne os 27 CREAs

O Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI do Rio Grande do Norte recebeu nesta terça-feira (20) representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) das 27 Unidades da Federação do Brasil.

A visita foi inserida na programação da 4ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE), que reúne CREAs de todos os estados. A reunião começou em 19 de setembro e será encerrada nesta quarta-feira, 21, na capital, Natal.

“Nós traçamos um plano de trabalho no início do ano, onde nos comprometemos a trazer conhecimento a todos os CREAs. É nesse contexto que a visita está inserida”, disse o coordenador da CCEEE, Amarildo Almeida de Lima.

Não só o SENAI do Rio Grande do Norte, mas o SENAI do Brasil faz a diferença na área tecnológica e contribui para o desenvolvimento do país, acrescentou ele.

“Então, nesta quarta reunião da Coordenadoria, viemos ver de perto o que o SENAI produz e está colocando à disposição da sociedade brasileira em termos de conhecimento sobre energias renováveis, para assim também podermos levar esse conhecimento para todos os estados representados”, frisou Lima.

Em reuniões anteriores da CCEEE, a programação incluiu visitas a órgãos como Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país.

Amarildo Almeida de Lima, coordenador da CCEEE: “O SENAI faz a diferença na área tecnológica e contribui para o desenvolvimento do país”

SENAI

O Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, que recebeu o grupo nesta terça-feira, é o complexo do SENAI que sedia o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (SENAI/CTGAS-ER), o SENAI/Clóvis Motta, voltado à formação profissional e outros serviços nas áreas de moda e alimentos, e o SENAI/Flávio Azevedo, focado no setor da construção civil.

O complexo também engloba um Habitat de Inovação para grandes indústrias e foi escolhido como endereço da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI), do SENAI-RN – recém-credenciada pelo Ministério da Educação – e do “Polo de Aceleração de Negócios em Energias Renováveis do Brasil”, que o SEBRAE-RN vai implantar, para atendimento a startups e a micro e pequenas empresas de todo o país.

O diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, apresentou à comitiva as principais frentes de trabalho e os laboratórios da instituição com foco, especialmente, em energia solar e eólica. “O Brasil vai voar. O mundo está precisando dessa energia”, disse ele, ao abordar o grande potencial de geração medido no estado e no país – além de perspectivas que se abrem para a exportação de energia armazenada em hidrogênio verde.

O Hub de Inovação e Tecnologia, que recebeu o grupo nesta terça, é o complexo que sedia o ISI-ER e os Centros de Tecnologias do SENAI-RN, em Natal

A expansão das energias renováveis e o desenvolvimento de novas tecnologias nacionalmente, na avaliação de Amarildo Almeida de Lima, apontam para um cenário “incrível”. “Entendo o crescimento do setor como significativo e muito importante também para atenuar as nossas necessidades energéticas. E é muito interessante conhecer iniciativas como o Túnel de Vento (o único do Brasil dedicado a calibrações do setor eólico), o conhecimento que está sendo adquirido e multiplicado, além da quantidade de pessoas capacitadas pelo SENAI”, observou ele.

Rodrigo Mello destacou a visita como “oportunidade de relacionamento institucional importante”. “O CREA é o Conselho maior que rege a atividade de engenharia elétrica, que é chave para o trabalho que desenvolvemos. Então ter a oportunidade de discutir com esses profissionais que regulamentam, acompanham e coordenam a atividade dos profissionais da área é, sem dúvida, muito relevante”.

Veja na galeria outras imagens da visita: