SENAI RN supera metas de educação profissional e na área de inovação e tecnologia

25/06/2021   17h44

Reunião do Conselho do SENAI discute resultados do período

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI RN) encerrou os primeiros cinco meses do ano superando metas dentro de sala de aula – com avanços de até 27% em matrículas na educação profissional – e também com expansão no número de atendimentos, ou seja, nos contratos fechados para oferta de soluções em inovação e tecnologia principalmente para a indústria. Os resultados foram apresentados na 6ª Reunião Ordinária do Conselho Regional SENAI-DR/RN, realizada por meio de videoconferência nesta sexta-feira (25).

Na área de educação, os números apresentados pelo diretor regional do SENAI RN, Emerson da Cunha Batista, mostram que a meta de 8.346 matrículas pactuadas com o SENAI Nacional para o período foi ultrapassada em 7%, alcançando um total de 8.961. O desempenho positivo, apontam os dados, foi puxado principalmente por cursos de aperfeiçoamento e especialização profissional, cuja meta de 2.172 matrículas foi superada em 27%. Avanços, porém, também foram registrados nas áreas de aprendizagem industrial básica, qualificação profissional e técnico de nível médio.

No campo das soluções em tecnologia e inovação que o Serviço oferece ao mercado foram realizados 726 atendimentos, 54% a mais que o esperado, considerando o desempenho global de serviços técnicos especializados, consultorias em tecnologia, além de trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Na área de metrologia, especificamente quanto a serviços de calibração, também houve crescimento.

O Conselho Regional do SENAI RN é presidido pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo.

SOBRE O SENAI

O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e também detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria na região. No Rio Grande do Norte, engloba cinco escolas, incluindo o Centro de Educação e Tecnologia Flávio José Cavalcanti de Azevedo, o Centro de Educação em Tecnologias Clóvis Motta (CETCM), o Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (CETIB), o Centro de Educação e Tecnologias Aluísio Bezerra (CETAB) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), unidade responsável pela formação de mão de obra qualificada para a indústria.

A atuação no estado se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), principal referência do SENAI no Brasil para pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco principalmente em energia eólica e solar, e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás, localizado em Mossoró. Apenas no RN, os serviços de educação, inovação e tecnologia alcançaram indústrias, instituições e profissionais em busca de qualificação de 144 municípios, ou seja, de 86% do território potiguar. São sete municípios a mais que em igual período de 2020.