SENAI: Saga de Inovação estimula interesse pelo conhecimento e tecnologia

4/06/2021   13h53

A Saga de Inovação é uma iniciativa em que alunos do SENAI, com o apoio de docentes, se unem em equipes e aplicam ideias, tecnologia e conhecimento em projetos para a indústria. O objetivo é estimular a cultura de inovação a partir do desenvolvimento de projetos como situação de aprendizagem, ao propiciar um itinerário a ser percorrido pelos estudantes das escolas da instituição, com ações e atividades que desenvolvem o comportamento empreendedor e inovador.

 

O aluno pode ter experiências de inovação nas diferentes etapas que compõem a Saga SENAI de Inovação:

 

Grand Prix Senai de Inovação – Uma corrida de inovação aberta na qual equipes multidisciplinares, chamadas de escuderias, criam, desenvolvem e aplicam protótipos para soluções inovadoras com desafios reais da indústria e da sociedade. A “corrida” é um evento com duração de 4 horas ou mais em que se pode visualizar a inovação em tempo real.

 

Desafio Senai de Projetos Integradores – Uma competição com duração de 6 meses em que equipes multidisciplinares desenvolvem em sala de aula projetos inovadores que respondam a demandas industriais.

 

Inova SENAI – Uma mostra estadual anualmente e, a cada dois anos, nacionalmente, como parte da Olimpíada do Conhecimento com foco em validação de negócios inovadores desde a concepção, planejamento, prototipagem até a apresentação e negociação com possíveis investidores.

 

Nas unidades do SENAI-RN, os alunos têm o ambiente para que possam se preparar e participar dessas diversas etapas da Saga de Inovação. Nos Centros de Educação e Tecnologias de Energias Renováveis (CTGAS-ER), Clóvis Motta (CET-CM), Aluísio Bezerra (CET-AB), Ítalo Bologna (CET-IB) e Flávio Azevedo (CET-FA) as estruturas dos laboratórios contam com amplos espaços, equipamentos e as estruturas necessárias para o desenvolvimento dos projetos e pesquisa aos alunos que se integram à Saga.

 

Nesses locais, o SENAI LAB “é um espaço para desenvolver a cultura de empreendedorismo inovador nos alunos dos SENAI (Cultura maker)”, explica Aline Maria Melo Paris Rego, analista de Educação e Tecnologias do SENAI-RN.