SESI-RN inicia vacinação contra Influenza junto a indústrias e colaboradores do Sistema FIERN

14/04/2020   08h02

 

O Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) inicia nesta terça-feira, dia 14 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A ação, realizada todos os anos, é voltada aos trabalhadores da indústria de todo o estado, funcionários e diretores do Sistema FIERN e busca a promoção da saúde na indústria potiguar. E, em meio à pandemia global do coronavírus, a medida tem também como objetivo proteger diante da COVID-19 e evitar convergência entre ela e a gripe.

 

A vacina contra Influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, auxilia profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o novo coronavírus, já que os sintomas são parecidos, além de colaborar com a redução da procura por serviços de saúde.

 

A campanha será realizada diretamente nas indústrias do Rio Grande do Norte, considerando as recomendações preconizadas pelo Ministério da Saúde em relação à prevenção ao contágio do COVID-19. Todos os atendimentos do SESI-RN estão sendo feitos por meio das Unidades Móveis, sendo intensificada, nesse período, devido a pandemia.

 

Para os colaboradores e diretores do Sistema FIERN, a campanha também inicia nesta terça-feira (14) no formato “drive in”, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, no estacionamento da sede da Casa da Indústria e no SESI Clínica CAT Mossoró.

 

 

“A campanha de vacinação contra gripe é de suma importância para a saúde do trabalhador das indústrias do Rio Grade do Norte, proporcionando a redução no número de afastamentos provocados por doenças respiratórias, além de contribuir para um ambiente laboral saudável e produtivo”, afirma Regina Lúcia Vasconcelos Barbosa, gerente executiva de SSI/SESI-RN.

 

 

Durante uma pandemia de uma infecção respiratória é importante que o público-alvo da campanha contra a gripe seja vacinado. E não porque a vacina contra o Influenza imunize contra o novo coronavírus. Na verdade, ao proteger a população do influenza, menos gente necessita de hospitalização, o que ajuda o sistema de saúde a reservar esforços para o novo vírus. A vacinação também facilita a diferenciação entre a gripe e a COVID-19, a doença desencadeada pelo coronavírus. A injeção ainda minimiza o risco de coinfecção — quando a gripe e o coronavírus atacam juntos uma mesma pessoa.

 

 

Por Sara Vasconcelos, jornalista Unicom/FIERN