SESI-RN participa de Seminário Internacional SESI de Educação do Rio de Janeiro

5/08/2022   12h01

 

Um encontro para debater inovação e pensamento crítico na educação. É o Seminário Internacional SESI de Educação, realizado na quinta-feira (4), no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, com especialistas e experiências de sucesso. A gerente de educação do SESI-RN, Karenine Medina, participa do evento que tem como tema ‘Pensamento Crítico e Inovação’, resultado de uma parceria do Serviço Social da Indústria (SESI) com o Canal Futura. O evento faz parte do Festival Internacional SESI de Robótica 2022.

 

“Foi uma experiência importante participar do evento que com debate e compartilhamento de práticas de estímulo ao pensamento crítico e à inovação na educação. No contexto atual, é preciso pensar a educação para além das ferramentas tecnológicas e trabalhar o pensamento crítico como possibilidade de solução de problemas. E este é um diferencial na educação das Escolas do SESI”, disse a gerente.

 

Abrindo a programação, a mesa-redonda “Quais são os caminhos necessários para uma educação que estimule o pensamento crítico, científico e a inovação?” reuniu a professora e criadora da primeira escola afro-brasileira do país, Bárbara Carine Soares Pinheiro; a pesquisadora Cassia Fernandez, da Universidade de Columbia, que atua em projetos de formação de professores de ciências e tecnologia; e a professora Giovanna Machado, diretora do Cetene e fundadora do Programa Futuras Cientistas, que aproxima meninas e professoras de escolas públicas nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

 

Mediador da primeira mesa, o Gerente Executivo de Educação do SESI Nacional, Wisley João Pereira, destaca que, considerando a complexidade da sociedade atual e o impacto da pandemia na aprendizagem, é fundamental analisar a qualidade da educação básica a partir de diferentes perspectivas.

 

“O SESI busca articular educadores, pesquisadores e instituições culturais na discussão da qualidade da educação brasileira. A ênfase é no protagonismo e na inclusão dos estudantes a partir de temas relacionados à tecnologia e à inovação para garantir novas formas de aprendizagem e o projeto de vida de nossos jovens”, explica Wisley Pereira.

 

Painéis
Para inspirar novas formas de fazer e fomentar ciência e inovação, o painel “Como acelerar um futuro mais diverso e inclusivo, utilizando tecnologia e inovação na educação?” traz cases de sucesso no cenário nacional e internacional. Participaram ainda o empreendedor social João Souza, head da plataforma de inovação social Futuros Inclusivos; o professor Fernando Moutinho e a estudante Ana Luiza Nogueira Oshiro, que integra o Programa de Iniciação Científica SESI da Bahia; e Natasha Felizi, diretora do Programa de Divulgação Científica do Instituto Serrapilheira.

 

O painel teve mediação de Silvana Bahia, diretora do Olabi, espaço dedicado à aprendizagem e democratização da tecnologia no Rio de Janeiro.

 

Já o encontro “Quais as contribuições dos espaços que conectam arte, ciência e tecnologias para pensarmos uma nova cultura de educação?” expandiu o universo da educação para além das salas de aula. Com participação de Owen Laurence, diretor de projetos do Exploratorium Museum, na Califórnia (EUA); Claudia Ramalho, Gerente Executiva de Cultura do CNI/ SESI/ SENAI/ IEL; Alexandre Fernandes, curador de inovação do Museu do Amanhã; e Gabriela Agustini, diretora do Olabi.

Com informações da Agência de Notícias da Indústria