SICRAMIRN apresenta estudo hidrogeológico sobre as áreas de proteção das fontes de água mineral

15/09/2021   18h01

A importância da preservação dos recursos minerais e da manutenção das indústrias de água mineral no Rio Grande do Norte é o foco do Estudo de Reconhecimento Hidrogeológico das Áreas de Proteção Ambiental das Fontes de Água Mineral do RN, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral (SICRAMIRN). A análise foi apresentada nesta quarta-feira (15), com informações detalhadas sobre as 23 indústrias instaladas no estado, classificando desde a sua vulnerabilidade natural até contexto urbano do entorno.

Presidente do SICRAMIRN, Roberto Serquiz

“O que estamos fazendo é entregar um novo estudo, moderno e atualizado e de grande valia para a manutenção dos recursos minerais. Hoje temos o dobro de indústrias e tivemos algumas intercorrências. Há necessidade de ajustes e vigilância”, destacou o presidente do SICRAMIRN, Roberto Serquiz.

O diagnóstico hidrogeológico das Áreas de Proteção Ambiental foi realizado pela ATV Geologia e Meio Ambiente e analisa o estado das concessões de lavras (fontes de água mineral) e oferece informações para melhoria do monitoramento. “Estamos falando do futuro das águas minerais e também do interesse estratégico do Estado em manter este aquífero”, disse o consultor executivo do sindicato, Daniel Lana.

Consultor executivo do SICRAMIRN, Daniel Lana

O estudo divulgado hoje é uma atualização que foi divulgado em 2008 pelo SICRAMIRN. O geólogo Alex Alcoforado, responsável pela consultoria, realizou uma apresentação técnica detalhando a situação das áreas de preservação e do entorno das 23 indústrias. Para ele “há uma necessidade de diálogo para que sejam estabelecidos condicionantes para ocupação destas áreas”, principalmente junto aos municípios durante as discussões para revisão e atualização dos planos diretores.

Geólogo da ATV Geologia e Meio Ambiente, Alex Alcoforado

Também participaram da apresentação do diagnóstico, o gerente regional da Agência de Mineração, Roger Garibaldi Miranda; o diretor-presidente do IDEMA/RN, Leonlene Aguiar e demais órgãos sanitários e de fiscalização do RN.