Simone Oliveira – 31 anos de sucesso e vitórias a serviço do Sistema FIERN

3/09/2019   14h04

 

Em continuidade à série “Eu faço parte dessa história”, entrevistamos esta semana a gerente da Unidade de Educação e Tecnologias do SENAI/RN, Simone Medeiros de Oliveira. Ela tem 31 anos a serviço do Sistema e uma história marcada por experiências e conquistas profissionais. Simone já atuou como gestora em mais de uma unidade do SENAI Rio Grande do Norte, passou um período na instituição na cidade de São Paulo/SP, sem falar da participação em várias Olimpíadas do Conhecimento, competições das quais ela guarda várias histórias e recordações. Confira a entrevista:

 

Poderia falar um pouco da sua formação, e como foi seu caminho nos estudos?

 

Estudei o ensino fundamental e médio na Escola Doméstica de Natal, onde aprendi muito, não somente conteúdos, mas acima de tudo, valores que me servem até os dias atuais. Em 1984 ingressei no curso de pedagogia na UFRN, um mundo novo diferente de tudo que vivi na Escola Doméstica. Em 1989 fiz especialização em Gestão da Qualidade, em seguida especialização em Educação Profissional e em Direito Educacional.

 

 

Alguma lembrança marcante da época em que estudava?

 

Sim, na Escola Doméstica éramos também preparadas para vida de dona de casa e mãe, e muito me marcou a semana que passei sendo responsável por uma casa e por um bebê de nove meses. Foi muito gratificante e me deixou eternos ensinamentos e lembranças cheias de emoção.

 

Gostaria de falar um pouco sobre sua família?

 

A base de tudo. Meus pais sempre nos apoiaram, somos quatro irmãos, e meus pais foram e são a base e o esteio para mim até hoje, sou grata a minha família por tudo que sou e aprendi na vida. Sou casada há 16 anos e mãe de dois filhos lindos, meu esposo e meus filhos me apoiam, me compreendem e vivemos felizes com a graça de Deus.

 

Há quanto tempo está no Sistema FIERN?

 

31 anos.

 

 

Depois disso como foi a evolução de sua carreira profissional?

 

Depois que ingressei no SENAI em 1988, as oportunidades de crescimento não pararam. Ingressei como estagiária no CFP1, Unidade do SENAI onde hoje funciona o CTGAS-ER. Foram seis meses de estágio, minha primeira experiência de trabalho. Ao término do estágio fui contratada na função de orientadora educacional, e na mesma data fui convidada para compor a equipe de técnicos da DET – Divisão de Educação e Tecnologias na casa da indústria. A partir deste momento muitas portas se abriram, fui para o SENAI de São Paulo, onde passei quatro meses, um aprendizado ímpar. Após 10 anos assumi a vice direção do SENAI em Mossoró, foi uma grande escola para mim, sou eternamente grata a todos pelo acolhimento e apoio. Em 2001 assumi a Direção do SENAI em Santa Cruz, foi um grande desafio, mas encontrei uma equipe dinâmica e disposta a acertar, foi muito gratificante. Em 2010 assumi a gerência da UNIET onde permaneço até hoje. Tive uma trajetória de sucesso e sou grata a todos do SENAI pelas oportunidades.

 

Como se deu a sua mudança de função?

 

De forma natural, a instituição precisava e eu disposta a contribuir e assumir novos desafios.

 

 

Lembra-se de alguma experiência desse trabalho que lhe marcou?

 

Sim. Minha saída do SENAI de Mossoró, fiquei muito emocionada, aquela Unidade foi muito marcante na minha vida profissional. Outra experiência marcante foi quando assumi o convênio do SENAI com o SINE, na época um dos maiores programas do SENAI/RN, eu ainda muito jovem e confesso que me surpreendi com minha capacidade. (risos)

 

Como tem sido para você trabalhar no Sistema FIERN atualmente?

 

Confesso que me faltam palavras para expressar. É um sentimento de gratidão aliado a realização profissional, orgulho dessa instituição que muito contribuiu em minha vida e que contribui para formação de milhares de jovens. Trabalhar na FIERN é sempre um aprendizado, uma oportunidade de crescimento.

 

 

No seu trabalho como um todo, tem alguma coisa que sempre te emociona?

 

Sou muito emotiva, os que trabalham mais diretamente comigo sabem bem disso. No SENAI o que sempre me emociona é nossa participação na Olimpíada do conhecimento, sempre choro nas premiações, me emociona ver aqueles meninos tão jovens, com posturas tão maduras, vê-los lutando para colocar nosso Rio Grande do Norte no pódio, assumindo responsabilidades tão grandes e trazendo resultados brilhantes é muito emocionante. Vibro com eles e choro com eles a cada participação.

 

 

Para finalizar, o que gostaria de dizer aos seus colegas de trabalho sobre o Sistema FIERN?

 

Que não desistam. Continuem a se dedicar e contribuir para o sucesso dessa brilhante e apaixonante instituição. Orgulhem-se de ser FIERN.

 

Gostaria de acrescentar mais alguma informação sobre sua história no Sistema?

 

Agradecer a todos que sempre contribuíram com meu trabalho e dizer que cada um tem uma participação especial na minha história de vida. Muito obrigada.