Sindicatos filiados à FIERN debatem criação de unidade de processamento de resíduos de madeira na Grande Natal

17/05/2023   17h24

O diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, se reuniu na tarde desta quarta-feira (17) com os presidentes dos Sindicatos das Indústrias de Cerâmica para Construção do RN (Sindicer-RN), da Construção Civil (Sinduscon-RN) e de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias (Sindmóveis-RN) para debater a instalação de uma unidade de processamento de resíduos de madeira na região da Grande Natal, envolvendo os três setores. O projeto foi pensado por representantes dos três sindicatos com articulação do Espaço Empresarial da FIERN.

Para Serquiz, a unidade beneficiaria a atividade empresarial e atenderia a legislação vigente. “Vejo essa ideia de forma muito positiva porque soluciona desafios de diversos setores produtivos do nosso estado e vai ao encontro da Lei 12.305, que institui a política nacional de resíduos sólidos”, comenta. “Encaminhamos a equipe técnica para dimensionar as condições e, assim, estudarmos a viabilidade desse projeto”, acrescenta.

A proposta, apresentada pelo presidente do Sindicer-RN, Carlos Vinícius Aragão Lima, é coletar os resíduos gerados na produção dos setores de construção civil e de movelaria para beneficiar em combustível para as fábricas de cerâmica. “As cerâmicas são grandes consumidores de lenha e, nos últimos anos, esse combustível tem sofrido constantes aumentos de custo. Com isso em vista, buscamos esses outros setores, que geram grandes volumes de resíduo de madeira, para pensar estratégias que aproveitem esses restos”, explica.

“Além disso, garantiríamos a certificação de direcionamento adequado desses resíduos para as indústrias de construção e moveleiras”, completa Lima.

O presidente do Sinduscon-RN, Sérgio Azevedo, reforça que a proposta solucionaria uma dificuldade das empresas do setor da construção civil. “O resíduo é um problema para as construtoras, que, muitas vezes, têm dificuldade de destinar essas sobras. Por outro lado, as cerâmicas estão demandando esse material, então a ideia casa perfeitamente. O Sinduscon-RN vai colaborar prontamente com o fornecimento dos dados necessários para as análises de viabilidade do projeto”, declara.

Já o presidente do Sindmóveis-RN, Ney Robson Alves, afirma que diversas empresas do setor reconhecem o valor da ideia. “É uma oportunidade de destinar corretamente os resíduos gerados na produção com a certificação desse processo sustentável de destinação”, aponta.

Também participaram da reunião o Vice-presidente de Política Ambiental do Sinduscon-RN, Hugo Frederico Farias de Medeiros; a secretária-executiva do Sinduscon-RN, Ana Adalgisa Dias; o gerente do Espaço Empresarial da FIERN, Marcelo Dantas; a assessora técnica do Espaço Empresarial, Angélica Teixeira; e o assessor do gabinete da presidência da FIERN, Daniel Lana.