Programa “Parceiros do Oceano Atlântico” é lançado na Casa da Indústria

22/01/2020   19h27

 

Como fazer gestão ambiental eficiente em uma região tão vasta? Esta foi a pergunta que levou o Instituto Chico Mendes (ICMBio) em parceria com o Sindicato da Indústria de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (Sindipesca-RN),  Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, e o Centro Tamar (ICMBio/MMA), a criarem o Programa de Voluntariado “Parceiros do Oceano Atlântico”.

 

O programa, lançado nesta quarta-feira, 22, na Casa da Indústria, visa salvar espécies em extinção, fazer a destinação correta do lixo, apoiar, incentivar e divulgar o monitoramento e as boas práticas de pesca na frota atuneira sediada em Natal. “A ideia do Programa é identificar parceiros e trabalhar unidos”, explicou a analista ambiental, Mônica Brick Peres, do ICMBio.

 

Durante o evento, o presidente do Sindipesca-RN, Gabriel Calzavara, fez uma homenagem aos pescadores/mestres do Oceano, que são voluntários no Programa. “São mestres competentes que geram resultados, com o título dado pelo Oceano, por isso são Mestres do Mar”, disse.

 

 

 

O evento contou com a presença do diretor de Desenvolvimento Ordenamento da Pesca da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Jairo Gund; do presidente do ICMBio, Ronei Fonseca; da chefe do ICMBio São Pedro e São Paulo, Rossana Santana; além dos mestres homenageados: Heriberto Solino Freitas de Souza, Bruno Guilherme Costa, Elias Cardoso da Silva, Evandro José dos Santos, Francisco de Amorim Lopes, Gilson Cardoso Borges, Jorge Luiz Rocha do Nascimento, José Cardoso da Silva, e Valmir de Oliveira Santa Brigida.

 

Continuidade

 

O Programa é uma continuidade das ações que começaram em 2007, no mês de outubro do ano passado, o Sindipesca realizou o mini-curso ‘Identificação do agulhões e tubarões capturados pela frota atuneira de Natal/RN’, ministrado pelo professor Garcia Júnior, do ICMBio, quando mostrou detalhes da fisiologia das espécies para que os pescadores possam identificar e jogar de volta ao mar, e assim atuarem como preservadores dessas espécies de tartarugas, agulhões e tubarões.

 

 

ICMBio

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Foi em 2007, pela Lei 11.516. O ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). O Instituto tem sede nacional em Brasília-DF e ao todo possui 3.603 servidores voltados diariamente às necessidades das Unidades de Conservação e à conservação da Biodiversidade nestes espaços territorialmente protegidos.

 

Por Jô Lopes – jornalista – Unicom/Sistema FIERN