Sindirecicla elege nova mesa diretora

10/08/2020   19h34

Da esquerda para direita, Roberto Serquiz e Etelvino Patrício.

O Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte (Sindirecicla-RN), filiado à Federação das Indústrias (FIERN), elegeu, por unanimidade, Etelvino Patrício de Medeiros presidente para o mandato de 2020-2026. Ele sucederá o empresário Roberto Serquiz, um dos fundadores da entidade. A eleição foi realizada nesta segunda-feira (10).

Com 40 anos de experiência no setor de reciclagem através do Grupo Patrícios, Etelvino Patrício destaca que o Sindirecicla obteve, em cinco anos, sucesso em diversas pautas de interesse, como mostrar a importância do segmento para a sociedade e também para a economia do Rio Grande do Norte. “Após a fundação do Sindicato, nós conseguimos dar passos largos e certos. Roberto Serquiz, à frente do sindicato, se empenhou muito. Os desafios são de começar a levar esta nova realidade do setor para o interior do estado, onde temos muitos empresários que não tem o acesso a federação, as entidades governamentais, aos institutos de meio ambiente, para que possamos crescer de forma sustentável”, enfatiza.

Sobre a gestão do antecessor, o novo presidente eleito avalia como “a melhor possível”.  “Roberto se dedicou muito, realizou algo que tanto sonhávamos e que nós não conseguíamos colocar em prática. Aí chega este desbravador, esta pessoa que queria ver a coisa acontecer e faz com que o sindicato comece a mostrar a sua importância, diante de muitas ações e benefícios conquistados para o segmento. Só tenho muito a agradecer e espero desempenhar [a liderança] da mesma forma e fazer com que este sindicato cresça mais e possa desenvolver esta atividade tão importante para o nosso estado”, finaliza Etelvino.

Próximo ao encerramento da sua gestão no Sindirecicla, Roberto Serquiz, ressalta as conquistas obtidas e reforça a confiança no modelo de gestão adotado desde a fundação, que estabeleceu um mandato de seis anos para a diretoria, sem reeleição. “O sindicato estreou na Federação das Indústrias com esta nova roupagem, com mandato único. Estou passando a gestão para o novo presidente com muita alegria, pois em seis anos construímos uma identidade para o setor”, disse lembrando ainda que fundou o sindicato com oito indústrias e, hoje, são 31 associadas.

Serquiz elenca ainda que todas as metas foram cumpridas, entre elas a desoneração fiscal. “Hoje o setor é prioridade no Estado. Está dentro do PROEDI, o novo plano de benefício. Há incentivos conquistados através da aprovação de uma lei na Assembleia Legislativa. Aumentamos o número de associados. Demos visibilidade ao setor”, lembra. E finalizou observando a importância do combate à informalidade. “Tivemos a implantação da primeira unidade recicladora do RN, instalada no município de Arez, e o lançamento do aplicativo”, concluiu.