SINDLEITE-RN participa do Minas Láctea, maior evento da indústria de laticínios da América Latina

13/07/2022   18h46

O presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (SINDLEITE-RN), Túlio Veras, acompanhado de comitiva participa esta semana, em Minas Gerais, do Minas Láctea, evento referência em difusão de tecnologias para leite, queijos e derivados.

“O Sindicato movimentou o setor laticinista do Rio Grande do Norte para, no evento, conhecer as atualizações, que vão desde ingredientes, novas tecnologias, processos de fabricação de produtos  e controle na qualidade do leite”, disse Veras.

“O apoio da FIERN, SEBRAE e Sindleite foi fundamental para os empresários presenciar no Minas Láctea novos produtos, equipamentos e maquinários de alta tecnologia. Tudo isso é muito importante para o nosso setor. Vivenciamos a valorização da matéria prima leite no RN, aqui, em Minas, podemos conhecer novas oportunidade de mercado e as tendências da indústria laticinista”, diz o presidente Túlio Veras.

O Minas Láctea é promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária Minas Gerais, por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG/ ILCT), e este ano retorna ao formato presencial.

Desde o dia 12 acontecem cinco eventos que integram a programação em Juiz de Fora (MG). O Congresso Nacional de Laticínios tem como tema “Sustentabilidade na Cadeia de Lácteos: Avanços, tendências e desafios” e conta com 14 palestras.

O Instituto Cândido Tostes ainda recebe no mesmo período, a 41ª Semana do Laticinista, com 13 cursos de curta duração (quatro ou oito horas), oferecidos por empresas e profissionais de destaque no setor.

Cerca de 80 empresas de equipamentos, embalagens e insumos para a indústria de lácteos estão participando da 46ª Expomaq. Os produtos derivados do leite têm um espaço próprio no Minas Láctea, trata-se da Expolac. Além da área comum, a exposição conta com estandes exclusivos.

Além disso, acontece o Concurso Nacional de Produtos Lácteos que vai avaliar lácteos de 12 categorias: Queijo Prato Lanche 3 kg; Provolone Defumado; Gouda; Requeijão Cremoso; Parmesão; Reino; Minas Padrão; Gorgonzola; Cottage; Manteiga de Primeira Qualidade; e Doce de Leite Pastoso e Produto Inovador (qualquer lácteo que se destaque por uma característica diferenciada).

O julgamento do concurso é feito por profissionais de universidades, indústrias e dos serviços de inspeção federal, estadual e municipal. A premiação é divulgada no dia 14 de julho.