Sistema FIERN firma parceria com a 3R Petroleum para ações em ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação

6/07/2022   16h32

Com objetivo de cooperar em ações de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, o SENAI-RN firmou uma parceria com a 3R Petroleum, uma das maiores companhias de óleo e gás onshore no Brasil. A assinatura do memorando de entendimento aconteceu, na tarde dessa terça-feira (5), no estande da 3R na Mossoró Oil & Gas Expo, pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, pelo diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, e pelo CEO da 3R Petroleum, Ricardo Savini, e o diretor de Operações Offshore, Maurício Diniz.

A companhia, que já é cliente do Sistema Indústria através dos serviços laboratoriais do SENAI-RN, adquiriu, no Programa de Desinvestimento da Petrobras, quatro polos produtores no estado, com concessões em terra (onshore), em águas rasas (nearshore) e o Ativo Industrial de Guamaré, parte do Polo Potiguar, que contempla a refinaria Clara Camarão. Ao todo, a 3R adquiriu nove polos em cinco estados do Brasil, em diferentes bacias sedimentares: Polos Rio Ventura e Recôncavo, na Bahia, Polo Fazenda Belém, no Ceará, Polo Peroá, no Espírito Santo, Polo Papa-Terra, no Rio de Janeiro, e os Polos Macau, Pescada, Areia Branca e Potiguar, no Rio Grande do Norte.

“Estamos ampliando a janela de possibilidades com um parceiro importante como a 3R, uma empresa que tem domínio de ativos que já foram da Petrobras”, destaca o presidente da FIERN. “O Sistema Indústria assina esse contrato ‘guarda-chuva’ em que todas as atividades do Sistema poderão ser incluídas”, completa Sales.

O setor de petróleo e gás representa mais de 40% do PIB industrial do RN. “Então, um acordo como esse traz o maior ativo industrial, com campos de petróleo, áreas de transporte e refino para perto do Sistema Indústria”, afirma o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello.

Esse termo aproxima a relação do Sistema Indústria, através do SENAI, ao setor de óleo e gás, através da 3R. “Estamos ampliando algo que já existe para fazer algo muito mais amplo, em educação, prestação de serviços e no relacionamento do setor com o Sistema Indústria”, afirma Mello.

Ricardo Savini, CEO da 3R Petroleum, afirma que “a parceria é muito importante para nós, principalmente pela relevância do Rio Grande do Norte para a 3R, uma vez que grande parte do nosso portfólio está localizada aqui”.

“O estado sempre nos impressionou muito, mesmo antes de chegarmos aqui, por todo o sistema educacional voltado para a indústria do óleo e gás, formando gente capacitada para esse setor. E o SENAI é uma grande instituição onde esses profissionais foram e continuam sendo formados e aperfeiçoados”, declara o executivo.

“Durante alguns anos, houve a redução dos investimentos nas operações Onshore no Brasil, o que gerou desemprego e desaquecimento da cadeia de suprimentos, principalmente a local. Viemos para olhar com atenção para esses ativos e voltar a aumentar as curvas de produção desses campos que estavam em declínio, gerando mais receita para o estado, fomentando a cadeia e milhares de empregos. Temos ainda muitos anos e reservas a serem exploradas pela 3R”, explica Savini.

Ampliando as possibilidades
Entre as ações previstas no acordo, que tem validade de cinco anos e poderá ser renovado, estão iniciativas na educação tecnológica e profissionalizante, com formações presenciais, à distância ou semipresencial. As ações vão englobar as modalidades de iniciação profissional, aperfeiçoamento ou especialização profissional, qualificação profissional, habilitação técnica de nível médio, por meio do portfólio em anexo e por eventuais demandas espontâneas.

Outro tipo de ação previsto são serviços técnicos e tecnológicos, com a oferta de serviços técnicos laboratoriais (inclusive laboratórios de Petróleo), de inspeção e de consultoria para indústria de óleo, gás e energia. A parceria também vai promover o desenvolvimento de tecnologias iminentes ou que já estão sendo utilizadas comercialmente e disponibilização de novas soluções.

O documento ainda viabiliza a realização de termos de cooperação técnica para projetos de educação, tecnologia e inovação, bem como o desenvolvimento de outras ações de troca de informações entre as partes. Além disso, o acordo prevê a possibilidade de contratação, por parte da 3R, dos produtos e serviços que o SENAI oferece, como turmas in company, contratação de vagas em turmas oferecidas à comunidade em geral, treinamentos para aperfeiçoamento profissional de empregados, disponibilização da relação de egressos de cursos do interesse da empresa e realização de serviços técnicos em campo ou nas instalações dos Laboratórios do SENAI-DR/RN.