Sistema FIERN participa de encontro sobre avanços no setor de petróleo e gás onshore

18/04/2022   16h01

As mudanças e oportunidades na atividade onshore (em terra) de petróleo e gás natural estão em discussão, durante o “Onshore Week 2022” que acontece em Salvador entre os dias 18 a 20. Promovido pelo SENAI CIMATEC (Centro Universitário) e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), o encontro reúne os principais agentes públicos e privados envolvidos no ambiente de exploração, produção, comercialização, refino e distribuição de óleo e gás no Brasil em áreas terrestres.

O diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, o gerente Instituto SENAI de Tecnologia Petróleo e Gás (IST), sediado em Mossoró-RN, Emery Costa Júnior, o gerente do Mais RN, Pedro Albuquerque, e a consultora do Fórum Potiguar de Petróleo e Gás, Daniela Santos, participam do encontro que foi aberto pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, com a presença do diretor geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Rodolfo Saboia, e representantes do Ministério de Minas e Energia – MME, da Empresa de Pesquisa Energética – EPE e do Governo do estado da Bahia.

Nesta segunda-feira (18), primeiro dia do evento, está sendo feita uma atualização de cenário do onshore no país, com ênfase na atuação dos novos agentes, na implantação do mercado livre de gás natural e seus principais desafios, nas tecnologias aplicáveis na transição energética e digital, no empreendedorismo no onshore nacional e na integração das atividades do upstream (exploração e produção) com o dowstream (refino e distribuição).

“Este encontro nos atualiza em uma discussão que é particularmente oportuna para este momento no qual o Rio Grande do Norte tem a perspectiva de retomada e ampliação da exploração do petróleo onshore. Há novas empresas nesta área no Estado, com novas vertentes e oportunidades para o mercado e o SENAI, que sempre foi parte importante para este setor, no presente e futuro não seria diferente, oferecendo os serviços e capacitações que as empresas necessitem”, destacou Emerson Batista.

Pedro Albuquerque afirma que o MAIS RN, desde 2019, vem trabalhando diretamente na construção e consolidação do Fórum Potiguar de Petróleo e Gás. “Desde a dimensão de construção de plataformas, dados e informações econômicas, até mesmo a ação de defesa de interesse das indústrias do setor. Então, participar deste evento é essencial, uma vez que está sendo feito um balanço dos avanços nos últimos cinco anos e definida uma agenda para os próximos cinco”, disse. “O RN se apresenta como um dos maiores potenciais desse novo cenário nacional”, acrescentou.