Sondagem aponta confiança da indústria potiguar moderada em julho

21/07/2021   10h27

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou -0,7 ponto em julho de 2021, passando de 59,5 para 58,8 pontos, indicando que os empresários potiguares estão um pouco menos confiantes do que no levantamento de junho. A análise dos componentes do ICEI de julho mostra tendências diferenciadas, mas nada que chegue a afetar a confiança do conjunto do setor. Ou seja, o indicador que avalia a percepção dos empresários em relação às condições correntes aumentou, enquanto o das expectativas ante os próximos seis meses recuou, mas, nos dois casos, o índice se manteve acima dos 50 pontos, patamar que separa confiança de falta de confiança. A pesquisa mostra também queda moderada na confiança dos dois segmentos industriais pesquisados – Indústria da Construção e Indústrias Extrativa e de Transformação. Todavia, em termos de porte empresarial, o ICEI se revelou divergente, pois a confiança aumentou no grupo das médias e grandes indústrias, ao passo que as pequenas voltaram a manifestar falta de confiança.

Comparando-se o ICEI do Rio Grande do Norte com o divulgado dia 12/07 pela CNI para o Brasil, observam-se comportamentos distintos. O indicador nacional registrou mais uma alta, de 0,3 ponto passando de 61,7 para 62,0 pontos entre junho e julho, distanciando-se um pouco do indicador potiguar (que recuou de 59,9 para 58,8 pontos). Com o terceiro aumento consecutivo, o ICEI do país alcança o patamar mais elevado para um mês de julho desde 2010. Quanto ao ICEI do Nordeste, o indicador atingiu 59,5 pontos, com recuo de um ponto em relação a junho (60,5 pontos).

Para mais informações sobre o ICEI nacional e das regiões acesse http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/icei-indice-de-confianca-do-empresario- industrial/