Sondagem da FIERN mostra que produção industrial potiguar cai em dezembro

25/01/2019   12h46

A Sondagem das indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, a produção industrial potiguar caiu em dezembro, refletindo o término das encomendas para as vendas de fim de ano. Acompanhando o desempenho negativo da produção, o nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI) passou de 74% para 72%, e foi considerado pelos empresários consultados como abaixo do padrão usual para meses de dezembro, comportamento que se vem repetindo ininterruptamente desde agosto de 2018.

Em linha com a queda da produção, o emprego industrial também recuou entre novembro e dezembro. Adicionalmente, os estoques de produtos finais caíram, o que é esperado para o período; mas ficaram acima do nível planejado pelo conjunto da indústria. As expectativas para os próximos seis com relação à demanda, ao número de empregados, às compras de matérias-primas e às exportações continuam positivas. A intenção de investir, por sua vez, apontou queda, após três meses consecutivos de aumento.

Quando comparados os resultados por porte de empresa pesquisado, observa-se, em alguns aspectos comportamento divergente. As pequenas indústrias reportaram que os estoques de produtos finais recuaram e ficaram abaixo do planejado; também há perspectivas de estabilidade na demanda, nas compras de matérias-primas e na quantidade exportada dos produtos, e de queda no número de empregados. As médias e grandes empresas, por sua vez, sinalizaram que os estoques de bens finais ficaram estáveis, mas estavam acima do nível desejado; e preveem aumento na demanda, no número de empregados, nas compras de insumos e nas exportações nos próximos seis meses.

No quarto trimestre de 2018, tanto a margem de lucro operacional como a situação financeira foram avaliadas como insatisfatórias pelos empresários industriais potiguares, e o acesso ao crédito segue difícil. Além disso, os empresários apontaram que os preços médios das matérias-primas subiram em relação ao trimestre anterior, ainda que em menor intensidade. O principal problema do trimestre, na opinião dos empresários potiguares, continua sendo a elevada carga tributária; seguida pela inadimplência dos clientes, pela falta ou alto custo de energia, pela competição desleal e pelas altas taxas de juros.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 25/01 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais apontaram estoques de produtos finais abaixo do desejado pelas empresas – o que traz perspectiva de aumento da produção industrial nos próximos meses para recompor estoques; e a intenção de investimento registra aumento pelo quarto mês consecutivo.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA SONDAGEM

Para maiores informações sobre a Sondagem nacional, favor acessar o link: http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industrial/