Sondagem mostra que produção industrial potiguar fica estável em outubro

26/11/2018   17h32

A Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que a produção industrial potiguar ficou estável em outubro, após registrar queda no mês anterior. Mesmo assim, a utilização da capacidade instalada (UCI) subiu de 69% em setembro para 71% em outubro, embora tenha sido considerada pelos empresários consultados como abaixo do padrão usual para o período. O índice de evolução do número de empregados permaneceu abaixo dos 50 pontos, apontando queda do emprego industrial na comparação com o mês anterior, mantendo a tendência negativa que vem sendo observada desde outubro de 2017. Além disso, os estoques de produtos finais diminuíram e ficaram abaixo do nível planejado pelo conjunto da indústria. No que tange às expectativas do conjunto da indústria relação aos próximos seis meses, os empresários encontram-se otimistas no que diz respeito à evolução da demanda, do número de empregados e das compras de matérias-primas. Todavia, ainda preveem estabilidade na quantidade exportada dos produtos.

Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, verifica-se, em alguns aspectos, comportamento diferenciado e com persistência do cenário menos favorável às indústrias de menor tamanho. As pequenas indústrias reportaram aumento na produção; e estão pessimistas com relação ao número de empregados e às compras de matérias-primas nos próximos seis meses. As médias e grandes empresas, por sua vez, apontaram estabilidade na produção entre setembro e outubro; e esperam aumento no número de empregados e nas compras de matérias-primas nos próximos seis meses.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 26/11 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais apontaram aumento na produção, estabilidade no emprego, estoques ligeiramente mais próximos do planejado pelas empresas e expectativas de crescimento na quantidade exportada dos produtos nos próximos seis meses.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA SONDAGEM/FIERN

Para maiores informações sobre a Sondagem nacional, favor acessar o link: