“Trazer os jovens para a formação prática é a chave do sucesso”, diz especialista alemão em evento apoiado pelo SENAI-RN

23/08/2021   17h15

O sistema de formação profissional da Alemanha, e os reflexos dele em ‘salas de aula’ no Brasil, e especialmente no Rio Grande do Norte, foram detalhados na manhã desta segunda-feira (23) no primeiro dia do Seminário On-line Educação 4.0 na Alemanha, que segue até quarta-feira (25) com apresentações e fóruns de discussão ao vivo sobre qualificação e certificação profissional para o trabalho no setor de turismo e na área eletrotécnica, em setores como o de energias renováveis.

 

A inscrição no evento é gratuita e pode ser feita por meio de formulário disponível na bio do perfil @senairn no Instagram ou no endereço https://bit.ly/seminario-educaçãoprofissionalalemã. O Seminário é promovido pelo Projeto Verena, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) e o SENAC RN executam no Brasil com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade de Trier (EIC Trier), na Alemanha.  A programação é transmitida ao vivo pela plataforma Microsoft Teams, sempre das 10h às 11h30.

 

Seminário contou com palestra de abertura por Andreas Dohle e Christian Reuter, do Departamento de Formação da EIC Trier.

 

Formação profissional

No primeiro dia de discussões, o ponto central das apresentações foi o chamado “sistema dual” de ensino alemão, que corresponde à formação profissional por meio de cursos que unem teoria e prática – com destaque para a forte participação das empresas. “O nosso currículo escolar é feito a partir das exigências das empresas, das demandas do mercado. Essa é a base do processo. Os requisitos da economia definem como será a formação”, explicou Christian Reuter, do Departamento de Formação da EIC Trier, na palestra de abertura.

 

“Nós criamos uma base ampla de técnicos no nível das empresas. Trazer os jovens junto para essa formação prática empresarial, com a aplicação do conhecimento do mercado, é a chave do sucesso do nosso sistema”, acrescentou ele, ressaltando que “a taxa de desemprego é muito baixa” no país para profissionais formados nesse sistema, em comparação com os que saem, por exemplo, das universidades. “Ter as empresas conversando com as escolas profissionalizantes traz um ganho indiscutível à formação”, ressaltou ainda Reuter.

 

 

No Brasil

O modelo adotado pelos alemães acabou servindo de inspiração para programas de certificação profissional desenvolvidos de forma exclusiva no Brasil pelo SENAI e o SENAC no Rio Grande do Norte.

 

No caso do SENAI-RN, a Certificação, que avalia conhecimentos teóricos e práticos dos profissionais, é oferecida pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) – uma das cinco unidades do SENAI no estado – e está disponível inicialmente para profissionais que atuam como instaladores de sistemas fotovoltaicos, ou seja, montando sistemas de geração de energia solar em negócios e residências, um campo de atuação em franca expansão no mercado. Já no Senac, ela é ofertada para profissões ligadas ao turismo e à hospitalidade.

 

“Nós, do SENAI, temos desenvolvido e aplicado de forma piloto a Certificação baseada no modelo alemão desde 2019 por meio do Projeto Verena, um acordo de cooperação do SENAI-RN e do CTGAS-ER com a EIC Trier, na Alemanha, país líder na Europa em geração de energias renováveis”, diz a assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, Amora Vieira.

 

“Agora, estamos saindo da fase piloto e expandindo a possibilidade de certificação para os profissionais do setor de energia”, uma oportunidade para que tragam para o currículo a experiência de um modelo de avaliação aplicado na Alemanha, a confirmação de que adotam boas práticas de execução e conseguem se diferenciar profissionalmente”, acrescenta.

 

Andreas Dohle, consultor da EIC Trier ; mediador do Seminário, Marcelo Milito, coordenador do Projeto Verena no Senac-RN, e Rodrigo Mello, direto do CTGAS-ER e do ISI-ER

 

Casos de sucesso

Rodrigo Mello, diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e do CTGAS-ER, abriu os discursos no início do Seminário, destacando a importância do Projeto Verena para o SENAI e para o mercado.

 

“O Projeto Verena”, disse ele, “veio trazer um ganho muito importante tanto para os profissionais que participam – a exemplo de professores e instrutores com oportunidades de troca de experiências com os alemães e de difusão de novos conhecimentos – além de empresas e trabalhadores, que têm ganhos especiais com a qualificação”.

 

Mello também destacou o que chamou de “ações de muito sucesso” como frutos do projeto, entre elas, o programa de certificação do SENAI-RN.

 

“Esse programa começou com a perspectiva de evolução na qualidade dos profissionais formados para instalar sistemas fotovoltaicos e avançou, durante a pandemia, com a criação de um modelo de certificação à distância que pode ser replicado no mundo inteiro. “Um caso de sucesso”, disse ele.

 

“Para o SENAI foi um ganho entender como funciona o processo, os requisitos de segurança, as boas práticas executadas pela Alemanha na condução de tarefas. Nós aproveitamos a oportunidade e capacitamos o nosso corpo docente nesse modelo. Então, no contexto geral, essa parceria e esse modelo valorizaram a nossa entrega para o mercado. A gente incorporou boas práticas de execução ao modelo já existente no SENAI, trazendo para o mercado um produto diferenciado”, disse ela.

 

Outro exemplo citado por Mello como “caso de sucesso” do projeto foi a criação da Comissão de Energias Renováveis (Coere), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

 

“A Coere traz participações dos mais diversos perfis, das entidades públicas e pequenas e grandes empresas, a gestores de instituições e técnicos. Com ela cria-se um ambiente muito rico, plural, onde os assuntos da nossa cadeia são discutidos”.

 

Sobre o Seminário

O Seminário on-line “Educação 4.0 na Alemanha: a profissionalização na cidade de Trier” é financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e conta com o apoio da SEQUA – Parceiro da Economia Alemã. O evento é mediado pelo consultor da EIC Trier, Andreas Dohle, e segue até quarta-feira, com discussões sobre formação e certificação profissional na área de turismo e na área eletrotécnica. A abertura também contou com a participação do diretor regional do SENAC RN, Raniery Pimenta, e do coordenador do Projeto Verena na instituição, Marcelo Milito.

 

A programação inclui a exibição de vídeos e troca de experiências com convidados estrangeiros: profissionais em formação como eletrotécnicos, cozinheiros e na área de hotelaria em Trier, professores de uma das principais escolas profissionalizantes da cidade alemã, representantes de empresas e da EIC Trier, uma das instituições que organizam a formação profissional e processos de certificação no país.

 

No último dia (25), haverá um fórum de debate específico sobre a formação de eletrotécnicos e foco em questões como segurança no trabalho e a atuação no setor de energias renováveis com a participação de representantes da Westnetz, maior distribuidora de energia da Europa.