Turmas de Costura do SENAI Clóvis Motta têm aulas online

31/03/2021   18h01

 

Muitos professores estão reinventando a forma de ministrar aulas em tempos de pandemia e colhendo resultados positivos, no ambiente virtual. É o caso das turmas do Emprega Mais do SENAI/RN de Costureiro Industrial do Vestuário e Mecânica de Máquinas de Costura do CET Clóvis Motta, que passaram a ter aulas online.

 

A professora de Costura do SENAI Clóvis Motta Suelly Rodrigues conta que planejou as aulas para que, mesmo com a suspensão das aulas presenciais por decreto governamental, a arte da costura fosse ensinada de forma prazerosa com aprendizado significativo. Desde o dia 15, as aulas são ministradas na plataforma ‘Meu SENAI’.

 

“A primeira experiência da introdução à costura online foi muito boa a experiência, apesar da disciplina ser muito prática, tivemos um bom retorno. Foram trabalhados com a turma alguns temas teóricos, entre eles a ficha técnica onde deu para desenvolver com a turma peças em miniatura remetendo as décadas de 1960, 70, 80 e 90 acompanhados das suas fichas técnicas. A satisfação maior foi ver o empenho e dedicação dos alunos na realização da atividade”, afirma professora Suelly Rodrigues.

 

Durante duas semanas de aulas de Introdução à Costura, no ambiente virtual, foram abordados conteúdos como História da Costura, Segurança no local de trabalho, Nomenclatura da Máquina, Ficha técnica, além do resgate do modo de costura “de antigamente”, ou seja, a costura à mão. E, a partir de linhas, tecidos e agulhas os alunos fizeram surgir peças criativas cujos resultados foram apresentados por cada aluno no último dia do encontro online.

 

No curso de Mecânica de Máquinas de Costura, o professor Rogério apresentou o acervo de ferramentas que são utilizadas nas aulas práticas e suas utilidades.