Valdemar Soares – uma vida de dedicação ao trabalho e ao atletismo

15/07/2019   16h11

 

O entrevistado da semana da série de entrevistas “Eu faço parte dessa história”, feita pela Unidade de Comunicação do Sistema FIERN, é Valdemar Soares da Costa Filho, Assistente Administrativo, da Unidade de Contabilidade da Casa da Indústria. Além de funcionário aplicado e cumpridor do dever, ele pratica atletismo há mais de 30 anos e não pensa em parar. No meio esportivo ele é conhecido como “Bal” corredor. Já participou de várias edições da Corrida Internacional de São Silvestre, de todas as Corridas do SESI, maratonas, além de várias outras competições por todo o Brasil. Valdemar guarda com carinho cerca de 400 troféus e mais de 800 medalhas. Esse colaborador do Sistema tem uma história de vida inspiradora, que pode ser exemplo para todo ambiente corporativo. Confira a entrevista.

 

Poderia falar um pouco da sua formação, e como foi seu caminho nos estudos?

Cursei e conclui meus estudos em escola pública. Comecei o curso de Educação Física incompleto, ainda espero poder concluir.

 

Alguma lembrança marcante da época em que estudava?

Quando eu estudava, não lembro a série, um aluno quebrou meu arco-e-flecha no Dia do Índio e eu briguei com ele na escola (risos).

 

Gostaria de falar um pouco sobre sua família?

A minha família é muito tradicional, meu pai militar, que usava em casa o mesmo sistema do quartel. Todos os oito filhos serviram nas unidades militares da Marinha e Exército Brasileiro. Somos ao todo 15 irmãos, oito homens e sete mulheres. Atualmente tem minha esposa, Edleide Fernandes. Também tenho três filhos, Valkécia Kelly, Valkécio Kaio e Vinícius Fernandes, que segue os passos do pai no atletismo.

 

 

Há quanto tempo está no Sistema FIERN?

Estou no Sistema FIERN há 24 anos.

 

Depois disso como foi a evolução de sua carreira profissional?

Comecei minha trajetória na Fiern exercendo a função de contínuo e hoje sou Assistente Administrativo. Continuo com a mesma garra e determinação que iniciei, e direciono meus esforços para contribuir com o Sistema.

 

Como se deu a sua mudança de função?

Depois de um tempo como contínuo eu mudei de função já que tinha o curso de técnico de contabilidade.

 

Lembra-se de alguma experiência desse trabalho que lhe marcou?

Recordo quando fui designado para participar do curso de reciclagem no almoxarifado CAT Natal/CTGAS, que após concluí-lo fiquei de 7 a 8 anos. Depois fui convidado a trabalhar no Setor de Contabilidade da Casa da Indústria, onde estou até hoje.

 

 

Como tem sido para você trabalhar no Sistema FIERN atualmente?

Em meu ponto de vista teve muitas mudanças durante estes 65 anos do Sistema FIERN, pude ver isso trabalhando na contabilidade, documentações, tudo mudou, processos de trabalho, e nós passamos por adaptações. Mas com todas as mudanças, para mim tem sido uma honra exercer minhas atribuições ao longo desses anos, e até hoje, sou profissional, e responsável em tudo que faço.

 

No seu trabalho como um todo, tem alguma coisa que sempre te emociona?

Sim. As atividades esportivas. E além delas, participo da Ação Global há 14 anos e do Dia Nacional da Construção Social, cinco anos; e colaboro com diversas ações quando me direcionam, esse trabalho me emociona.

 

Gostaria de acrescentar mais alguma informação sobre sua história no Sistema?

Só tenho a agradecer por fazer parte dessa grandiosa instituição como colaborador e atleta do Sistema FIERN. Tenho uma história inspiradora de dedicação e amor ao esporte. Participei de todas as edições da Corrida Noturna do SESI. Tenho muito orgulho também de ter participado de sete edições da Corrida Internacional de São Silvestre e de onze Maratonas corridas nessa Brasil a fora. As corridas que participei me proporcionaram experiências e ensinamentos para minha vida profissional e como atleta.

 

Para finalizar, o que gostaria de dizer aos seus colegas de trabalho sobre o Sistema FIERN? Como trabalho aqui há 24 anos durante esse tempo eu tive muitos momentos de alegria. Comparo esta casa como a figura de uma mãe, que acolhe, educa e orienta sobre o que é importante e relevante para o nosso crescimento e da instituição.