Amaro Sales defende no EINNE maior apoio do poder público às exportações do Nordeste

9/11/2017   09h47

Empresas dos segmentos de alimentos e bebidas, cosméticos, moda e energias de todo o Nordeste estão reunidas nestas quarta-feira e quinta-feira (8 e 9) em Natal, para negociar com grupos estrangeiros, durante a 19ª edição do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE). A expectativa é gerar um volume de negócios da ordem de R$ 25 milhões a partir do encontro e ampliar a base de exportação dos estados da região. O evento é promovido pelo Sebrae e Federação da Indústria do Rio Grande do Norte (FIERN) com patrocínio do Banco do Nordeste e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e outros parceiros.

Estruturado em salões, onde ocorrem as rodadas de negócios, o encontro conta com 150 empresas da região que vão ofertar produtos e serviços para grandes grupos compradores. Nesta edição, participam das rodadas 76 compradores, a maioria – 70 deles – estrangeiros, vindo de diversos países, como África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, França, México, Moçambique, Nigéria, Peru, Rússia, Tanzânia, além de Angola, Bélgica, Canadá, Itália, Kenia, China, Guatemala, Havai, Inglaterra, Panamá, Portugal, Arábia Saudita. Estão programadas quatro grandes rodadas de negócios, além de um salão só com rodadas virtuais, permitindo que os empreendedores poderão negociar virtualmente com compradores que não estarão presente no evento.

“RN tem condições de aumentar pauta de exportações”

O presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI, Amaro Sales de Araújo, disse o que Encontro deste ano é o momento de olhar para frente. “Falar sobre crise e desânimo, todos falam. Precisamos falar de negócios, desenvolvimento, otimismo, perspectivas de prosperidade, possibilidades que são alicerçadas, sobretudo, através da prática empresarial exportadora”, disse.

Amaro Sales disse que o Rio Grande do Norte tem condições de aumentar sua pauta de exportações, mas alertou que o poder público tem compromissos de estímulo às empresas exportadoras, enfatizando que existe necessidade de infraestrutura logística para o escoamento da produção.
O presidente da FIERN e do COMPEM/CNI, que também preside a Associação Nordeste Forte, que reúne os presidentes de Federações de Indústrias da região, disse que o enfrentamento às desigualdades regionais passa pelo fortalecimento da produção e das exportações nordestinas.

Do Sistema FIERN participaram também do evento os Diretores Francisco Soares, Djalma Barbosa Júnior e Sílvio Torquato, os presidentes dos Sindicatos de Frutas e Polpas, Ricardo Valença, de Mármore e Granito, Francisco Nunes, o superintendente de Estratégia e Articulação, Helder Maranhão, o Gerente do CIN/FIERN (Centro Internacional de Negócios), Luiz Henrique, a superintendente do IEL, Maria Angélica, o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins e a diretora do SENAI-RN, Roseanne Azevedo.