Amaro Sales preside reunião do COMPEM/CNI em Curitiba

28/08/2017   15h33

A quarta reunião ordinária do Conselho Temático de Micro e Pequena Empresa (COMPEM/CNI), presidido por Amaro Sales de Araújo, presidente do Sistema FIERN, foi realizada nesta segunda-feira, 28, excepcionalmente na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Participaram da abertura, além do presidente Amaro Sales, o superintendente da FIEP, Reinaldo Vitor Tockus, o presidente da Conampe, secretário técnico do Fopeme, representando o secretário de Estado de Planejamento, Ercílio Santinoni, o diretor-superintendente do Sebrae, Vitor Roberto Tioqueta e o vice-presidente e coordenador do COMPEM/FIEP, Abílio de Oliveira Santana. O vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, e o diretor Heyder Dantas, presidente do COMPEM/FIERN também estiveram presentes à reunião.

“Estamos passando por uma crise econômica sem tamanho,  com inflação e uma taxa de juros muita alta. O que me preocupa é o exército de pessoas desempregadas, 14 milhões de pessoas desempregadas é sinal de que não há consumo. E os números das micro e pequenas indústrias mostram que podemos dar uma contribuição positiva, gerando mais empregos”, disse Amaro Sales.

Reinaldo Tockus ressaltou o papel das micro e pequenas empresas na geração de emprego e renda e defendeu a importância dos conselhos para entender as situações que impactam no ambiente de negócios e promover a competitividade.

O gerente de Economia, Fomento e Desenvolvimento da FIEP, Marcelo Antônio Percicotti, abriu a série de palestras e explanações realizadas durante o evento. Ele abordou o tema “O Paraná em Números”. Em seguida, o diretor de Operações do Sebrae/PR, Júlio Agostini, fez uma exposição sobre o “Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná – FOPEME e Comitês Territoriais do Sebrae/PR”. Yukiharu Hamada, da Secretaria da Fazenda estadual, falou sobre a “Regulamentação da Lei Complementar nº 155/2016 e implicações a partir de janeiro de 2018 (Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas – 123/2016)”.

A reunião ainda contou com explanações de Marcos Borges, gerente executivo da Unidade de Assuntos Legislativos da CNI, sobre “Congresso Nacional – perspectivas, projetos de interesses da MPEs e estratégia de Refis para as MPEs”, e de Sylvia Lorena, gerente executiva da Unidade de Relações do Trabalho da CNI, que falou sobre “Reforma trabalhista: mudanças e impactos sobre as empresas”.

FIEP sedia encontro Brasil – Japão

Nesta segunda e terça-feira (28 e 29), a entidade recebe mais um encontro com esse objetivo. É a 20ª Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, um dos mais importantes eventos empresariais bilaterais em que o país está envolvido, que tem a intenção de ampliar as relações econômicas entre as duas nações, com foco nos fluxos de comércio e atração de investimentos.

O encontro é promovido anualmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sua congênere japonesa Keidanren, acontecendo alternadamente, um ano em cada país. Em 2017, a Fiep se candidatou para sediar a reunião, em que são esperados 400 participantes, sendo 250 brasileiros e 150 japoneses – a grande maioria, lideranças empresariais.

Durante os dois dias de evento, serão debatidos diversos temas que interferem diretamente nas relações comerciais e de investimentos entre Brasil e Japão. Eles vão desde o panorama econômico dos dois países até questões como infraestrutura de transportes e política industrial. CNI e Keidanren também aproveitam o encontro anual para defender o avanço de um acordo bilateral de comércio entre os governos brasileiro e japonês.