COMPEM/FIERN debate na Casa da Indústria ações para orientar e mediar acesso ao crédito

28/03/2018   12h13

O Núcleo de Acesso ao Crédito tem intensificado as orientações e iniciativas de intermediação para que os empresários da indústria possam identificar as melhores alternativas de financiamento para ampliação de seus negócios. Essa foi a ênfase da apresentação feita por Suzana Squeff Peixoto Silveira, coordenadora nacional do NAC, na reunião desta quarta-feira, 28, da Comissão Temática das Micro e Pequenas Empresas da FIERN (COMPEM), presidida pelo diretor primeiro secretário, Heyder Dantas.

Suzana Silveira destacou que essas ações podem ajudar no desenvolvimento da indústria, um setor responsável por 21% do PIB (Produto Interno Bruto Nacional), 55% das exportações e 30% da arrecadação federal.

Se houver ampliação do crédito, principalmente voltado à micro e pequena empresa, essa participação na economia do país, afirmou Heyder Dantas, pode ser ainda maior, com crescimento e geração de renda.

Para isto, as iniciativas do NAC, destacou Suzana Peixoto, são na direção de aproximar oferta e procura por crédito, qualificar as empresas com relação à contratação de financiamento, ter ações homogêneas no país e assegurar programas que atendam à micro e pequenos empreendedores.

Segundo a coordenadora do NAC, os núcleos, que estão em funcionamento em vinte estados, entre os quais o Rio Grande do Norte, ajudam os empresários na montagem de um plano de financiamento, na classificação das necessidades de crédito, na identificação de oportunidades adequadas para a empresa, na pesquisa junto aos gerentes de bancos e na preparação dos documentos contábeis que as instituições financeiras exigem para cadastro que antecedem a contratação de empréstimos.

Com foco nestas ações, o NAC fez, entre 2015 e 2017, 19 mil atendimentos, os quais resultaram em 1,1 bilhão de créditos efetivados. Isso foi possível com o atendimento em espaços individualizados para atendimento personalizado aos empresários industriais, pessoal especializado e orientação de renovação de cadastros nos bancos.

Suzana Peixoto explica que essas iniciativas não superam todas as dificuldades que alguns empresários encontram para obtenção de financiamentos, mas contribuem para que encontrem alternativas, principalmente em linhas de crédito que estejam adequadas a suas necessidades.

A reunião do COMPEM, que também teve a participação do diretor tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, e do superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, além dos demais dirigentes de sindicados de setores da indústria e conselheiros, – ainda teve palestras de Honorina Medeiros, do Sebrae, sobre a proposta para novas leis estaduais da micro e pequena empresa, e do secretário especial da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, José Ricardo Veiga.

Também houve a posse de dois novos conselheiros – Amaro Alexandre Medeiros Sales de Araújo e Maria Luíza Ferreira de Fontes Serquiz – ambos representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL – Jovem).

O Sistema FIERN tem uma unidade do NAC e os contatos podem ser feitos por intermédio do e-mail mcarmo@fiern.org.br. O endereço é Avenida Senador Salgado Filho, 2860, Lagoa Nova – Espaço Empresarial da Casa da Indústria e o telefone 3204-6154 .