Especialistas do SENAI de todas as regiões do país participam de treinamento no CTGAS-ER

19/03/2018   13h20

 

Reunindo especialistas de várias diretorias regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, foi iniciado, nesta segunda-feira,19, no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER, o Curso de Capacitação de Professores na área de Energia Solar Fotovoltaica – “Montagem e instalação de sistemas FV”. O objetivo é promover a competência dos professores do SENAI, nessa especialidade da área de sistemas fotovoltaicos, através do Programa de Cooperação SENAI-GIZ em Energias Renováveis e Eficiência Energética. Participam especialistas do SENAI, dos estados do Amapá, Tocantins, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de janeiro, Sergipe, Pará e Rio Grande do Sul. A atividade tem encerramento programado para esta sexta-feira, 23.

 

Ao abrir o treinamento, a diretora Executiva, Cândida Amália Aragão, fez um relato sobre as atividades do Centro, desde 2002, detalhando o trabalho executado visando impulsionar a educação profissionalizante, até a expansão das atividades, em 2010, quando passou a atuar também na área das energias renováveis. Ela relacionou os cursos técnicos e de especialização, reconhecidos pela qualidade em todo o Brasil, também na área das energias renováveis e destacou a importância da Agência Alemã de Cooperação Internacional(GIZ), no contexto para o desenvolvimento das energias renováveis no Rio Grande do Norte e no Brasil.

 

O consultor em Energias Renováveis da GIZ, Jorgdieter Anhalt, explicou a ação da agência, que atua em 90 países, visando o desenvolvimento de ações sociais, atividades em prol da saúde, além de programas no campo das energias renováveis. O consultor falou sobre a importância de montadores de sistemas, no emergente campo da energia solar, que vem tendo destacada atenção por parte do governo, daí a necessidade de mão de obra qualificada. Ele disse ainda que um dos objetivos do curso e preparar multiplicadores para a formação de novos profissionais.

 

O SENAI e a Agência Alemã de Cooperação Internacional(GIZ) cooperaram desde 2009 para desenvolver e introduzir novos serviços (consultoria e educação profissional) no domínio das energias renováveis e da eficiência energética.