Estudantes de Caicó interessados em energias renováveis visitam CTGAS-ER

7/10/2017   04h00

Adotando uma prática que interliga o ensino médio tradicional às tecnologias voltadas para o mercado de trabalho, a Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim, que funciona em Caicó, inova e utiliza uma metodologia que desperta no aluno o interesse para uma atividade produtiva, simultaneamente com a continuidade da caminhada educacional e profissional. Na quinta-feira, 5, uma turma concluinte, com 50 alunos, daquele educandário, visitou o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER, guiada pelo professor Jessé Santos, que se mostrou vislumbrado com a oportunidade que os estudantes tiveram, em observar as atividades desenvolvidas pelo Centro, notadamente no campo das energias renováveis, com explicações e detalhamentos dos pesquisadores Samira Azevedo e Hudson Resende, que durante todas as visitam interagiram com os jovens estudantes.

 

O professor Jessé Santos reforçou a visão dele e disse que a visita foi de suma importância para a turma, que já confeccionou pequenas maquetes sobre energias eólica e solar, nas atividades desenvolvidas pelo ensino médio inovador. Para ele, “o que os alunos constataram será de suma importância, visando comprovar que o nosso trabalho de inovação está no caminho certo, abrindo perspectivas para oferecer mão de obra qualificada”.

 

A aluna Kátia Viviane, entusiástica nas ações de preservação do meio ambiente, afirmou que a área é muito vasta, e revelou que “ a visita ao CTGAS-ER, foi extremamente rica e com certeza despertou-me para o campo das energias renováveis, em especial para o setor eólico. Já estou me inscrevendo em um curso que o CTGAS-ER vai ministrar em Caicó, iniciando provavelmente minha nova caminhada profissional”, adiantou Kátia. Ela afirmou que os jovens devem se preparar para a realidade, se conscientizando sobre as necessidades das inovações tecnológicas, visando a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente, destacando os cursos que são oferecidos pelo CTGAS-ER.