FIERN entrega Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore nesta sexta-feira, 15

14/12/2017   07h05

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) concede a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, aos empresários industriais Fernando Bezerra (Grupo Ecocil, ex-presidente da FIERN e CNI e ex-senador), Flávio Rocha (Grupo Guararapes/ Riachuelo) e Severino Dantas (Construtora S. Dantas), in memorian, e ao Deputado Federal Rogério Marinho, relator da reforma trabalhista. A solenidade acontece nesta sexta-feira, 15 de dezembro, no Solar Bela Vista.

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, ressalta que a medalha contribui para a valorização do empreendedorismo e lembra Walter Dore, que construiu uma bonita história como líder da indústria Dore. Uma comenda em reconhecimento a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo, trabalho para o desenvolvimento industrial e defesa dos interesses da livre empresa.

A homenagem é outorgada anualmente aos que se evidenciam como apoiadores e incentivadores do progresso da indústria do Rio Grande do Norte. Foram agraciados anteriormente, os empresários Arnaldo Gaspar, Flávio Azevedo e José Brito.

HOMENAGEADOS

Fernando Bezerra – Formado em engenharia civil, preside a Ecocil Engenharia. Foi diretor-geral do DER, ex-presidente da FIERN e da CNI, senador e ministro da Integração Nacional. Construiu e presidiu as empresas Natal Shopping Center e Norte Shopping. A Ecocil é a maior e mais tradicional empresa de construção civil do Rio Grande do Norte. Fundada em 1948, introduziu inovações como a construção dos primeiros centros comerciais e dos condomínios do Estado, além de ser a primeira na área de incorporações. Entre suas obras referenciais, destacam-se de infraestrutura: o Estádio de Futebol “Machadão”; o Centro Administrativo do Estado; o Edifício Rio Mar, que possui o maior painel feito à mão da América Latina e a Adutora Sertão Central Cabugi.

Flávio Rocha – É presidente da Riachuelo e vice-presidente do grupo Guararapes, fundador do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), conselheiro da FIESP, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo e conselheiro do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI). O conglomerado é um dos 15 maiores empregadores do País, com mais de 40 mil colaboradores. Sempre entre os CEOs mais influentes da economia nacional recebeu prêmio de empreendedor do ano, das revistas IstoÉ Dinheiro, Época e Forbes. Foi Deputado Federal por duas legislaturas.

Severino José Dantas (in memorian) – Empresário, economista pela UFRN, com Pós-Graduação na área industrial. Antes, atuou como bancário no Banco de Comercio e Indústria de MG, BANDERN e BDRN. O senso empresarial nato o direcionou a iniciar atividade no ramo da construção civil. Fundou em 1981, em Natal, a empresa S.DANTAS Empreendimentos Imobiliários Ltda. Em 36 anos, a construtora conta mais de mil imóveis entregues às famílias natalenses.

Rogério Marinho – Economista e professor, é deputado federal pelo PSDB e foi relator da modernização das leis Trabalhistas. Atuou como presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, uma das maiores do Congresso Nacional. Foi vereador em 2001, presidente da Câmara Municipal de Natal, fundador da Federação das Câmaras Municipais e secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, em 2012, quando implantou o programa Pró-Sertão. Também é o criador do Metrópole Digital, programa que tem capacitado milhares de jovens na produção de softwares em Natal.