Roadshow na Casa da Indústria: CNI vê cooperação como fundamental para planejar desenvolvimento da região

29/09/2017   06h36

A cooperação entre a Nordeste Forte, a Sudene e demais entidades é fundamental para retomar o crescimento da economia e planejar uma política de desenvolvimento da região, de forma diferenciada.

A avaliação é feita por Rogério Vieira, de Relações Governamentais na Confederação Nacional da Indústria (CNI), que participou do “Roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste”, na Casa da Indústria nesta sexta-feira (29). O consultor elogiou a atuação da Associação e da FIERN como articulador, junto a CNI, de ações e projetos de interesse regionais.

Vieira destaca que as ações devem estar focadas não apenas em melhorar a oferta, como também a capacitação de empresários para gestão do crédito. “Na CNI entendemos que o processo de desenvolvimento regional passa pela qualificação da gestão. E a CNI e a FIERN estão bem aparelhadas nesse sentido”, observa.

Neste contexto, a CNI e as Federações têm trabalhado em cada estado iniciativas como o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), capacitações de acesso ao mercado externo.

O NAC, explicou Rogério Vieira, trabalha a capacitação de empresários para saber as formas de acessar e gerir o crédito que estas instituições tema oferecer, além de promover rodadas de negócios com os bancos.