FIERN realiza seminário sobre oportunidades de negócios entre o RN e Cuba

24/08/2017   11h00

Em parceria com a Embaixada de Cuba no Brasil, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realizaram nesta quinta-feira, 24, seminário sobre “Oportunidades de Negócios – Cuba e Rio Grande do Norte” na Casa da Indústria.

O diretor da FIERN, empresário Edílson Trindade, representando o Presidente Amaro Sales e a Cônsul de Cuba para o Nordeste, Laura Pujol, fizeram a abertura do evento, que iniciou com apresentação da Conselheira Econômica da Embaixada de Cuba, Dagmar González Grau, sobre o panorama das relações comerciais entre Cuba e o Brasil, as oportunidades de investimentos privados e o novo marco legal para investimentos estrangeiros. Falou ainda sobre a FIHAV 2017 – Feira Internacional de Havana, que se realizará de 30 de outubro a 03 de novembro.

“A FIHAV é uma oportunidade para os empresários brasileiros entrarem em contato com as diversas oportunidades do mercado de Cuba, não só o alimentício, mas também o têxtil, por exemplo”, explicou Dagmar González. O Brasil é o 3º maior fornecedor de produtos importados por Cuba, com mercadorias que contemplam diferentes setores produtivos nacionais. Nesse sentido, vale destacar a Missão Empresarial da Rede CIN, que levará empresários de todo o Brasil para conhecer a feira e as oportunidades de negócios em Cuba.

A conselheira destacou oito setores mais propícios ao investimento estrangeiro: agrícola, turístico, de construção, tecnológico, de saúde, de energia renováveis, de transporte e de cultura.

A presidente da empresa BRASRAF, Melba Santamaria, que representa no Brasil o maior grupo de empresas de Cuba, expos sobre exportações para aquele mercado, os mecanismos de pagamento, logística empregada para transportes das mercadorias, principais produtos de interesse.

O evento teve participação de presidentes de Sindicatos filiados à FIERN, diretores e empresas do setor de alimentos, que fizeram apresentação e degustação de seus produtos e de outros setores interessados em exportar seus produtos, além da equipe do Centro Internacional de Negócios (CIN-FIERN), e do Sebrae.

O Centro Internacional de Negócios da FIERN está recebendo as manifestações de interesse e fornecendo informações sobre a missão a FIHAV 2017, pelos telefones 3204 6309/6364.