Decola Nordeste realizado em Natal discute estratégias para desenvolver a região

9/11/2017   10h43

O presidente da FIERN e da Associação Nordeste Forte, que reúne os presidentes de Federações de Indústrias do Nordeste, Amaro Sales de Araújo, participou nesta quarta-feira, 08, no hotel Holiday Inn, de mesa redonda no Decola Nordeste, um fórum de debates envolvendo os principais atores nacionais e regionais para discutir estratégias de desenvolvimento para região Nordeste, com foco no Comércio Exterior e atração de investimentos.

O objetivo do Decola Nordeste é propiciar a análise do ambiente macroeconômico e a relação do Nordeste com o cenário internacional, bem como fomentar o debate sobre o panorama atual e novas ações de estímulo às exportações e captação de investimentos no Nordeste, como forma de desenvolvimento regional.

O fórum integra a programação oficial do EINNE, que visa dar maior visibilidade aos produtos de pequenos negócios nordestinos no mercado internacional e, assim, incrementar não só as exportações do país, mas também aumentar a quantidade de empresas do Nordeste na base exportadora brasileira. O evento é promovido pelo Sebrae e Federação da Indústria do Rio Grande do Norte (FIERN) com patrocínio do Banco do Nordeste e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e outros parceiros.

“Temos que unir forças”, diz o presidente da FIERN e da Nordeste Forte

Amaro Sales disse que o Nordeste tem tudo para dar certo, mas que é necessário cobrar mais dos governos. “O desafio que trazemos aqui é um tiro certo. Sabemos que é difícil unir todos os estados como estão aqui, mas temos que unir forças”, disse ele, que defendeu mais planejamento.

Segundo o industrial, a Associação Nordeste Forte tem um desafio para 2018: planejar o Nordeste. “Não precisamos estar com o pires na mão”, afirmou.

Amaro Sales disse que a região tem dois fortes aliados para se desenvolver, o sol o vento e o mar para produzir energia. “O Nordeste é riquíssimo. Se não fosse o Nordeste com a falta de chuva nos estaríamos passando grandes dificuldades”, disse ele, que voltou a defender a refundação da Sudene.

O painel do qual o presidente da FIERN e da Nordeste Forte participou abordou as barreiras para acesso ao crédito, a geração de energia, o roadshow promovido pela Nordeste Forte e a Sudene, e a preparação das empresas para exportar.

Do Sistema FIERN participaram também do evento os Diretores Francisco Soares, Djalma Barbosa Júnior e Sílvio Torquato, os presidentes dos Sindicatos de Frutas e Polpas, Ricardo Valença, de Mármore e Granito, Francisco Nunes, o superintendente de Estratégia e Articulação, Helder Maranhão, o Gerente do CIN/FIERN (Centro Internacional de Negócios), Luiz Henrique, a superintendente do IEL, Maria Angélica, o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins e a diretora do SENAI-RN, Roseanne Azevedo.