Empresários conhecem o programa de Inovação para Pequenos Negócios

16/02/2018   15h19

Um grupo formado por representantes de aproximadamente trinta empresas acompanhou — na manhã desta sexta-feira (16/02), na Casa da Indústria, sede do Sistema FIERN — a apresentação da nova fase do Programa de “Inovação para Pequenos Negócios”. Esse programa assegura, às empresas que aderirem, consultoria e orientações na implementação da gestão de inovação, com um subsídio de 80% no investimento necessário ao desenvolvimento do projeto.

A superintendente regional do IEL/RN, Maria Angélica Teixeira, destacou que as vinte empresas que aderiram na etapa anterior já obtêm resultados com a gestão de inovação. O Diretor para Inovação do Sistema FIERN, Djalma Barbosa Cunha fez um relato sobre a aplicação deste projeto em sua empresa e acrescentou que, com o subsídio, as empresas micro e pequenas industriais que se interessarem têm acesso uma consultoria qualificada, com um investimento economicamente viável.

O consultor Gileno Negreiros apresentou os conceitos, os objetivos e a metodologia que são adotados. “A gestão de inovação formaliza os elementos que estruturam as metodologias e ferramentas para gerenciamento de novas visões, ideias ou soluções que asseguram o funcionamento prático destas atividades”, destacou. Ele acrescentou que a inovação pode ser em produtos, processos, na estrutura organizacional, marketing e outros setores nas quais a empresa demonstre interesse.

Para a gestora do Núcleo de Apoio à Inovação do RN (NAGI), Susie Alves de Macêdo, esses planos de inovação são necessários para o desenvolvimento de novos modelos de negócios e ampliação da competitividade. “É preciso elevar o grau de maturidade em gestão da inovação nas micro e pequenas indústrias do Rio Grande do Norte. Por isso, esse programa tem estimulado a inovação nos setores privados e transfere conhecimentos, desenvolve habilidades e atitudes, objetivando contribuir para a melhoria do desempenho empresarial”, destacou.

Para aderir ao “Inovação para Pequenos Negócios”, é preciso ser micro ou pequena empresas e estar classificada na atividade principal de indústria. A consultoria é subsidiada e dividida em doze parcelas. Os contados com NAGI-RN podem ser feitos pelo telefone 84 – 3204 6256 ou pelo e-mail nagirn@fiern.org.br.