Levantamento mostra que importações do RN caíram 4% em 2017 em comparação com 2018

9/02/2018   11h56

As importações do Rio Grande do Norte em 2017 foram 4% menores em comparação com 2016. É que atesta levantamento feito pelo Centro Internacional de Negócios da FIERN. O trigo lidera a lista de produtos importados e a Argentina aparece como principal origem das importações do estado no ano passado. Em seguida vem Estados Unidos e Malásia (de onde foram importados painéis fotovoltaicos) e a China.

 

De acordo com a pesquisa do CIN/FIERN, o ranking de países fornecedores do RN é bastante afetado por grandes importações pontuais que acontecem a cada ano, como foi o caso da Espanha em 2015, com grande fornecimento de aerogeradores.

 

“Apenas o trigo se mantém ano após ano como um dos principais produtos importados, sendo a Argentina o maior fornecedor mas também aparecendo os Estados Unidos como importante origem desse produto”, explica o Gerente do CIN/FIERN, Luiz Henrique Guedes.

 

O levantamento mostra ainda que insumos industriais, máquinas e equipamentos têm sido sempre a base das importações do RN, com pouca ocorrência de bens de consumo, estes chegando ao mercado potiguar geralmente através de importações realizadas por outros estados.

 

Esta e outras estatísticas do comércio exterior do RN disponíveis para download e consultas.