Pesquisas sobre eficiência energética são apresentadas ao Sindicato da Indústria Cerâmica

6/11/2017   15h04

As pesquisas mais recentes sobre a eficiência energética de fornos para a indústria cerâmica foram apresentadas a lideranças empresariais do setor, na manhã esta segunda-feira, 06. O pesquisador Luis Ricardo Oliveira Santos, da Universidade de São Carlos (SP), fez uma exposição, na Casa da Indústria, sobre seus estudos e análises de eficiência destes equipamentos.
As pesquisas podem ser úteis para a indústria cerâmica do Rio Grande do Norte. Os levantamentos indicam os rumos mais adequados aos investimentos para melhoria da produtividade e sustentabilidade das empresas.

O vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, destacou que essas pesquisas devem colaborar para o desenvolvimento da indústria cerâmica no Estado, uma vez que apontam alternativas para fontes de energia e os equipamentos que sejam sustentáveis e permitam um processo produtivo mais competitivo. O presidente do Sindicato da Indústria Cerâmica do RN, Vargas Soliz, também reafirmou a utilidade destes estudos.

Luis Ricardo é engenheiro industrial e mestre em ciência de materiais. Fez pós-graduação no Japão, na Universidade de Nagoy, e está fazendo doutorando em planejamento e uso de recursos renováveis.
Nestes estudos, ele tem se dedicado a fazer um diagnóstico das fontes de energia da indústria cerâmica e de possíveis alternativas que melhore a eficiência no setor. Um de seus orientadores é a professora Rosimeire Cavalcante dos Santos, da UFRN, que também participou da reunião desta segunda-feira na Casa da Indústria.