Presidente da FIERN anuncia realização do Encontro Brasil Alemanha 2019 em Natal

14/11/2017   14h12

Presidente e Diretores da FIERN com o presidente da FIERGS Gilberto Porcello Petry, no EEBA 2017

O Rio Grande do Norte sediará o Encontro Brasil Alemanha (EEBA) em 2019. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 14, em Porto Alegre, pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Sistema FIERN), Amaro Sales de Araújo.

O EEBA é o maior evento da agenda bilateral brasileira e ocorre pela iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias Alemã (BDI) em parceria com Federações de Indústrias. Este ano foi realizado em Porto Alegre, nos dias 13 e 14 de novembro, em conjunto com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e a Associação das Câmaras de Comércio Alemãs no Brasil (AHK).
Nesta edição, o encontro tratou sobre “Parceria Brasil e Alemanha: novas oportunidades de cooperação” e reuniu mais de dois mil empresários e membros dos dois governos no Centro de Eventos da FIERGS.

Durante o EEBA 2017, 97 empresas alemãs e 532 empresas brasileiras participaram de rodadas de negócios. A proposta é que ocorressem mais de 400 reuniões empresariais, com expectativa de US$ 10 milhões. As empresas participantes são principalmente dos setores de alimentos, couro e calçados, energias renováveis, química e petroquímica, saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O evento é realizado em parceria com a Rede Enterprise Europe Network (EEN), coordenada pela Comissão Europeia, e tem apoio da Apex-Brasil.

O presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI, Amaro Sales, participou do evento, acompanhado do vice-presidente Pedro Terceiro de Melo, dos diretores Heyder Dantas e Francisco Soares. Também estiveram presentes o superintendente de Estratégias e Articulação da FIERN, Hélder Maranhão, a Gerente de Relações Públicas, Dodora Guedes, o Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN-FIERN), Luiz Henrique, e o cônsul honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert.

A abertura do EEBA 2017, segunda-feira, 13, no Teatro do SESI-RS, contou com as presenças dos presidentes das Federações do Comércio (Fecomercio), Marcelo Queiroz, da Agricultura (Faern), José Vieira, dos Transportes (Fetronor), Eudo Laranjeiras, e do Diretor do Sebrae/RN, Eduardo Viana.

A comitiva potiguar conheceu de perto e em detalhes o evento e manteve contatos com o pessoal da organização e autoridades alemãs visando o EEBA que será realizado em Natal no segundo semestre de 2019. A previsão é que seja realizado no mês de outubro no Centro de Convenção de Natal.