Setor energético e iniciativas inovadoras são discutidos em reunião da diretoria da FIERN

25/03/2022   14h54

O desenvolvimento do setor energético no Rio Grande do Norte, os avanços na área de inovação e alternativas econômicas para auxiliar o Brasil na crise de importação de fertilizantes estiveram entres os assuntos abordados por diretores da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), na reunião mensal da diretoria da instituição. O encontro de trabalho ocorreu nesta sexta-feira (25) na SESI Escola de São Gonçalo do Amarante, logo após a cerimônia de inauguração da unidade educacional. Estiveram presentes os membros da diretoria, além dos diretores do SESI, SENAI e IEL/RN.

O presidente da FIERN, Amaro Sales, que também assumiu nesta semana a presidência da Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE), comentou diversas iniciativas da federação, especialmente as relacionadas à produção energética potiguar. “Nosso estado tem grande força! Nós do RN precisamos reconhecer e defender isso. Eu acredito que o Rio Grande do Norte tem tudo para ser diferente dos outros [estados]”, disse, lembrando que o RN é o maior produtor de energia eólica do país.

O conselheiro Roberto Serquiz, que é diretor primeiro tesoureiro da FIERN, falou aos demais sobre a audiência pública realizada na Casa da Indústria que tratou a respeito da proposta de “Resolução de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos de Geração de Energia Elétrica a partir de Fonte Eólica” (leia aqui). Ele defendeu que é preciso se chegar a uma resolução que atenda a todos os envolvidos neste debate.

Já o vice-presidente da FIERN, Sílvio Torquato, citou o Mapa das Energias Renováveis (leia aqui) e a importância dele para o setor industrial do RN, com informações precisas para incentivar o crescimento da produção não só em terra (onshore) quanto em alto mar (offshore). Além disso, Torquato comentou a necessidade que o RN tem de escoamento da produção de minério de ferro e citou o projeto para desenvolvimento de um porto indústria. “Agora é definir onde e como será esse porto multiuso”, incentivou.

Outro assunto abordado foi a defesa de um caminho econômico, por parte do presidente Amaro Sales, para se criar incentivos ao cultivo da macroalga Kappaphycus alvarezii como fonte de potássio no Brasil, como forma de reduzir a dependência nacional de fertilizantes importados, cujos preços e fornecimento se tornaram críticos em meio ao conflito entre Rússia e Ucrânia. Sales apresentou essa proposta durante a reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Condel/Sudene) na última quinta (24), e também sugeriu o estudo da macroalga com vistas à obtenção do seu extrato como biofertilizante agrícola. (leia aqui)

Inovação com destaque nacional
Ainda durante a reunião, o diretor 2º secretário e diretor de Inovação do Sistema FIERN, Djalma Barbosa Júnior, ressaltou a participação da Federação no Prêmio Nacional de Inovação, ocasião em que duas iniciativas potiguares ficaram entre as finalistas: a empresa Brasil Química de Mineração Industrial (BQMIL) em Inovação de Processos, modalidade Média Empresa; e o Ecossistema de Inovação da Grande Natal, na categoria Ecossistema de Inovação, modalidade em Desenvolvimento (leia aqui). “Isso mostra que estamos no caminho certo”, comentou.

Além disso, ele informou a respeito de uma parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para um programa de pós-graduação em Indústria 4.0 envolvendo três universidades federais (do RN, PE e PB). “É um modelo piloto da Sudene em que as empresas que vão participar terão como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) uma pesquisa aplicada dentro das indústrias”, explicou.

Outros diretores também fizeram uso da palavra, trazendo assuntos diversos relacionados à economia potiguar e ao Sistema FIERN. O presidente do Sindicato das Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais e de Não Metálicos do Rio Grande do Norte (SINDIMINERAIS-RN), Mário Tavares, informou a respeito de uma discussão referente às reservas de fosfato e sugeriu trazer este debate para a Federação.

Já o presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte (SINDRECICLA-RN), Etelvino Patrício de Medeiros, destacou o trabalho feito pela FIERN por meio da Unidade de Comunicação Corporativa (UNICOM), que vem reforçando a divulgação à sociedade sobre as iniciativas do Sistema, bem como dos sindicatos, e ainda da plataforma Mais RN, dando amplitude às ações realizadas pela Federação e demais entidades.

Patrício Medeiros mencionou ainda a inauguração da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, que classificou como “belíssima e um celeiro de conhecimento”, além de uma importante iniciativa para a qualificação de mão-de-obra para a indústria potiguar.