Artigo — “O gol de placa no pentacampeonato da Zurich”, por Roberto Serquiz

Roberto Serquiz, industrial, Presidente do Sistema FIERN   O Aeroporto Internacional de Natal apresenta uma nova operadora e perspectivas renovadas. A Zurich Airport assumiu a missão e já trilha passos significativos para consolidar nosso terminal como um equipamento de logística e negócios de relevância não apenas para o Rio Grande do Norte, mas para todo …

LEIA MAIS

Artigo — “Letra de Crédito de Desenvolvimento e o papel do BNDES na neoindustrialização”, por Ricardo Alban

  Diariamente, nos deparamos com indústrias repletas de ideias inovadoras e empenhadas em expandir seus negócios. Contudo, muitas delas encontram o mesmo entrave: o crédito, que no Brasil é escasso e caro. Sem financiamento ou com ele ofertado a um alto custo, muitos projetos de investimentos ficam inviáveis. O investimento é um dos principais motores …

LEIA MAIS

Artigo — “Educação de qualidade, desafio prioritário”, por Roberto Serquiz

Por Roberto Serquiz, industrial, Presidente do Sistema FIERN   Existem frases prontas que, não raro, são tão repetidas que terminam como “clichês”. Ora, a educação é importante e a grande maioria reconhece. Como também recepciona a afirmação de que sem educação não haverá desenvolvimento. Direto ao ponto: a educação é uma coluna estruturante, sob qualquer …

LEIA MAIS

Artigo — A FAETI é nossa

Por Roberto Serquiz*     Entregamos ao Brasil e, em especial, ao Rio Grande do Norte a Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI). No último dia 15 de janeiro, em Natal, inauguramos uma iniciativa pioneira, sob a direta responsabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), com o apoio do Sistema Indústria (CNI) …

LEIA MAIS

Artigo — Reforma tributária vai ajudar a construir um Brasil mais próspero

  Por Ricardo Alban* A reforma tributária foi debatida no Brasil por 35 anos. O tema é relevante por um motivo claro: os brasileiros convivem com o pior sistema de tributação do consumo do mundo, o que reduz o crescimento econômico e compromete a qualidade de vida da população.     Apesar do consenso sobre …

LEIA MAIS

Artigo — A grandeza e os empregos do Pró-Sertão

  O ano de 2024 se inicia com esperanças no horizonte para a retomada do desenvolvimento industrial, mas com o destacado compromisso de lutarmos em defesa de cada emprego, de cada segmento e de cada valorosa empresa industrial aqui firmada. Essa é a nossa missão.   Diante dela, torna-se importante trazer à discussão, neste início …

LEIA MAIS

Artigo do Presidente FIERN – A correta “partilha do ouro”

  A “fábula da galinha dos ovos de ouro” é uma lição atual, sobretudo, em relação a tributos, burocracia, crédito inacessível para as empresas. Você lembra? A fábula conta que um camponês e sua esposa possuíam uma galinha que, todos os dias, regularmente produzia um ovo de ouro. Imaginaram que sacrificando o animal encontrariam uma …

LEIA MAIS

ARTIGO – SEBRAE, 50 anos de parceria em prol das micro e pequenas empresas

Em artigo publicado nesta quarta-feira (6), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, destaca parcerias e atuação para fortalecer às MPEs     A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte se congratula com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas …

LEIA MAIS

Artigo – É preciso combater o mal da insegurança jurídica

A segurança jurídica é um requisito fundamental para o crescimento sustentado dos investimentos privados, sem o qual o Brasil dificilmente conseguirá atingir o pleno desenvolvimento econômico e social. As incertezas quanto ao cenário institucional e a instabilidade de regras, condicionada por constantes mudanças nas leis e por alterações abruptas em entendimentos na Justiça, inibem os …

LEIA MAIS

Atividade tributária inconstitucional dos estados – Artigo CNI

  Em meio à crise fiscal dos estados e à expectativa de aprovação da reforma tributária, o Supremo Tribunal Federal (STF) é mais uma vez chamado a decidir, com urgência, questões tributárias relacionadas ao pacto federativo que geram insegurança jurídica para o setor produtivo. Pressionados pelo desequilíbrio nas contas, os estados tentam aumentar a arrecadação …

LEIA MAIS

Artigo: Plano de Retomada da Indústria — prioridades para os 100 primeiros dias de governo por Robson Braga de Andrade

 Imprescindível para a recuperação do crescimento sustentado da economia, a reindustrialização do país precisa começar imediatamente.   Estamos no período propício para a adoção das medidas que possam retirar os diversos obstáculos ao desenvolvimento das empresas e à criação de empregos. Nos primeiros meses após a vitória nas urnas, os novos governantes costumam contar com …

LEIA MAIS

Artigo: Cluster naval potiguar – Por Amaro Sales

Por Amaro Sales de Araújo, industrial, presidente do Sistema FIERN e diretor-secretário da CNI   Uma das mais promissoras fronteiras para o desenvolvimento potiguar está no oceano Atlântico! O Rio Grande do Norte dispõe de, aproximadamente, 400 quilômetros de costa litorânea e um elenco – quase incontável – de possibilidades a partir da “economia do …

LEIA MAIS

Desenvolvimento da indústria e do Brasil: ontem, hoje e amanhã

Robson Braga de Andrade, empresário e presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)   A indústria não poderia ficar de fora da celebração do bicentenário da Independência, uma vez que o setor sempre desempenhou papel de grande relevância nas transformações ocorridas na sociedade brasileira, especialmente no desenvolvimento econômico, social e tecnológico do país – desde …

LEIA MAIS

Reversão da desindustrialização é crucial para o Brasil crescer de forma sustentável

  Em meados da década de 1980, o setor industrial chegou a ser responsável por quase metade do PIB brasileiro. A expansão do setor foi resultado da adoção de políticas públicas que incentivaram investimentos do governo e da iniciativa privada em setores estratégicos, como energia, transportes, comunicação, siderurgia, mineração e petróleo, entre outros. Tais políticas …

LEIA MAIS

Artigo: Agenda para a indústria potiguar – Por Amaro Sales

  A FIERN, como Casa da Indústria, elaborou, com a equipe técnica do projeto MAIS RN, a Agenda Caminhos do RN para o desenvolvimento industrial. Este documento está sendo entregue a todos os candidatos que disputam os cargos majoritários de Governador do Estado e Senador da República, assim como, para outros líderes, partidos e segmentos …

LEIA MAIS

Artigo FIERN – Avançar unidos, por Roberto Serquiz

    O Rio Grande do Norte é um bom desafio para todos nós! E todos nós podemos fazer alguma coisa por nosso Estado. E quanto mais unidos estivermos, em torno de uma pauta comum, melhor será a nossa contribuição!   A indústria, sem qualquer dúvida, é um dos elos mais importantes na teia social …

LEIA MAIS

Artigo — Estratégia para uma economia de baixo carbono

    Por Robson Braga de Andrade*     Adotar a economia de baixo carbono, incorporando tecnologias limpas e processos produtivos mais eficientes, é essencial para o desenvolvimento sustentável e para uma maior competitividade das empresas. A indústria brasileira tem acelerado a implementação de programas capazes de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, …

LEIA MAIS

Artigo CNI – Roteiro da indústria para o desenvolvimento do Brasil

  As eleições de 2022 ocorrem em um momento único da história recente. A exemplo dos demais países, o Brasil enfrenta os inesperados problemas trazidos pela pandemia da covid-19 e os efeitos da guerra da Rússia contra a Ucrânia. Além das graves consequências para a vida das pessoas, as duas crises têm afetado duramente a …

LEIA MAIS

Artigo: O futuro que queremos para o Brasil, por Robson Braga de Andrade

  Mais do que uma data importante para celebrar os extraordinários avanços sociais, políticos e econômicos do passado, o bicentenário da Independência do Brasil é uma oportunidade única para refletirmos sobre o futuro que queremos para o país. Por coincidência, as comemorações desse importante marco histórico ocorrem em um ano de eleições gerais, quando, tradicionalmente, …

LEIA MAIS

Artigo – Educação e inovação: exemplos e resultados

  Recorro, de início, a uma frase concisa, bem articulada na agenda propositiva apresentada pela FIERN, para abordar o tema de hoje: “a educação é compromisso com a dignidade da pessoa humana e requisito essencial e insubstituível ao desenvolvimento sustentável de qualquer sociedade”. Ninguém mudará a história de uma nação a não ser pela educação! …

LEIA MAIS

Artigo CNI – O renascimento do Brasil pela inovação

A Era da Digitalização, da Tecnologia da Informação e das Telecomunicações proporcionou o desenvolvimento de computadores pessoais, instrumentos de controle digitais, softwares e circuitos integrados, em uma  enorme gama de produtos e serviços inovadores. Vivemos a transição para uma nova revolução tecnológica, que nasce da nanotecnologia, da biotecnologia, da computação quântica e da inteligência artificial, …

LEIA MAIS

Artigo CNI – Privatizações são essenciais para retomada do crescimento brasileiro

  Há quase três décadas, o Brasil iniciou o processo de desestatização de ativos públicos, em grande parte de bens e empresas no setor de infraestrutura. A expansão da participação privada, além de melhorar a eficiência e a cobertura na prestação dos serviços, se contrapôs à progressiva redução da capacidade de investimento governamental, agravada pela …

LEIA MAIS

Artigo – Reforma tributária: a hora é agora

Em artigo publicado na Folha de S. Paulo, o presidente da CNI Robson Braga de Andrade, defendeu a importância de começar a fazer a reforma tributária antes mesmo das eleições.      As eleições gerais de outubro não podem servir de pretexto para o país adiar, mais uma vez, a reforma ampla da tributação sobre …

LEIA MAIS

Artigo CNI – Ingresso na OCDE é prioridade de Estado

  A notícia de que o Conselho de Ministros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aceitou iniciar negociações para o ingresso do Brasil no organismo internacional veio em boa hora. Neste momento de retomada da economia, a aproximação com a entidade vai impulsionar reformas estruturais e regulatórias necessárias ao crescimento do país. …

LEIA MAIS

Artigo – 2022: novos sonhos e renovados desafios, por Amaro Sales de Araújo

  2022: novos sonhos e renovados desafios Amaro Sales de Araújo, Presidente do Sistema FIERN e Secretário da CNI   A cada ano, novas esperanças! E como é, de fato, interessante vencermos o calendário de um exercício, iniciarmos outro com novas sonhos, metas e projetos. O dia seguinte, iniciando um novo ano, se apresenta sempre …

LEIA MAIS

Artigo CNI: A contribuição da indústria para o meio ambiente

  Os céticos costumam afirmar que as pessoas só se engajam de fato em mudanças profundas quando seus interesses particulares estão em perigo. Segundo a visão de alguns analistas, o enfrentamento dos problemas ambientais poderia ser adiado por dois motivos: eles não significariam um risco imediato e enfrentá-los envolveria custos altos na adaptação da produção. …

LEIA MAIS

Artigo Presidente da FIERN – Sustentabilidade: tarefa de todos

  Precisamos prestigiar, mais e mais, o tema sustentabilidade em todas as agendas. Todos os Países devem firmar e reconhecer suas responsabilidades. A mim, com o devido respeito à quem pensa diferente, não me parece justo que a maioria remeta para o Brasil, em particular para a Amazônia, o dever – quase que exclusivo – …

LEIA MAIS

Artigo: O potencial do desenvolvimento sustentável no Brasil, por Robson Braga de Andrade

  O aumento cada vez maior do aquecimento global tem levado as nações a buscarem formas variadas para mitigar as mudanças climáticas. Uma das principais alternativas nesse sentido são os investimentos em bioeconomia, modelo de produção industrial baseado no uso sustentável dos recursos naturais. De acordo com o BNDES, o Brasil movimenta cerca de US$ …

LEIA MAIS

Artigo CNI: É preciso reativar o crédito às exportações, por Robson Braga de Andrade

  Na contramão do que ocorre no resto do mundo, o crédito oficial às exportações, que já enfrentava dificuldades no Brasil, foi reduzido de modo acelerado nos últimos anos. Os dados demonstram a perda de dinamismo e de relevância dos principais instrumentos da política de financiamento às vendas externas no país.   O BNDES-EXIM, principal …

LEIA MAIS

Artigo: Orgulho Potiguar, por Flávio Rocha

Há mais de 70 em Natal meu pai, Nevaldo Rocha, sonhou em transformar o estado do Rio Grande do Norte. Ele queria que habitantes do estado tivessem como escapar da triste realidade de um estado marcado pela seca e pela miséria endêmica, e foi movido por esse sonho que ele decidiu criar uma empresa que …

LEIA MAIS

Artigo CNI: Reforma do Imposto de Renda precisa estimular investimentos

  A reação contrária do setor produtivo, dos estados e dos municípios à reforma do Imposto de Renda confirma que é preciso aprofundar as discussões e rever a proposta em tramitação no Congresso Nacional. As mudanças na tributação da renda são necessárias para alinhar o sistema brasileiro às regras internacionais, promover os investimentos e a …

LEIA MAIS

ARTIGO CNI: Um plano para a conversão da economia à era do baixo carbono

A pandemia de Covid-19 e o aumento da frequência de fenômenos extremos —como a onda de frio intenso no Brasil, o calor recorde no hemisfério norte e as enchentes na Europa— reforçaram as preocupações com as mudanças climáticas. Os prejuízos econômicos e sociais deixados pelos desastres ambientais exigem ações de prevenção e de adaptação a …

LEIA MAIS

Artigo Presidente FIERN – Reforma Tributária: ilusão ou verdade

  Há muitos anos milito como dirigente de entidades representativas dos empreendedores potiguares e nacionais. Desde o início ouço com frequência: precisamos de uma reforma tributária! E, mesmo reconhecendo avanços, tal reforma – como sempre planejada – ainda não chegou.   O Estado, no contexto geral, precisa de dinheiro para cumprir suas múltiplas funções. Fato! …

LEIA MAIS

Artigo CNI: Modernizar o licenciamento ambiental é imprescindível

  Entre todas as transformações que o comportamento humano experimentou ao longo do século passado, a convicção de que é preciso cuidar bem do meio ambiente felizmente veio para ficar.   Neste milênio, de maneira mais decisiva, essa concepção necessária para a sobrevivência das espécies no planeta foi enriquecida pela ideia de que a sociedade …

LEIA MAIS

Artigo – Reforma tributária só será eficaz se for ampla

A crise sem precedentes gerada pela Covid-19 demonstra que é preciso resolver, de uma vez por todas, o principal gargalo que atravanca a competividade do Brasil: o distorcido, complexo e oneroso sistema de cobrança de impostos, que sufoca empresas, afugenta investimentos, inviabiliza exportações, favorece as importações, e impede o desenvolvimento econômico e social do país. …

LEIA MAIS

Artigo: Dia da Indústria – Não há RN forte sem a força da indústria

    Celebramos o dia da indústria a cada 25 de maio!   De início, destaco a importância da indústria no ciclo virtuoso da economia. Aliás, transcrevo Robson Braga, Presidente da CNI: “ninguém fará um País forte sem uma indústria forte!” Acrescento: ninguém fará um RN mais forte sem considerar a força de nossa indústria. …

LEIA MAIS

Artigo – Todos precisam da vacina, até a economia

A vacina, já dito por muitos, é a solução mais eficaz para enfrentarmos a pandemia da COVID-19. Ora, se há consenso em torno da solução, porque não fazemos um grande esforço para consolidá-la?   Entendo as divergências políticas e até o enfrentamento ideológico e eleitoral. Faz parte do processo democrático. Entretanto, deixarmos de lado o …

LEIA MAIS

Artigo – Saúde, sim. Economia e futuro, também!

Decorridos mais de doze meses da pandemia da Covid-19, voltamos à mesma mesa de negociações e, novamente, diante de quase todos os temas já tratados em 2020. Um triste aniversário; o mesmo pesadelo.   Mas há uma novidade na caminhada. Aliás, uma extraordinária novidade: a vacina! A campanha mais célere de vacinação deveria ser o …

LEIA MAIS

Artigo – Não haverá crescimento consistente sem equilíbrio fiscal

  Não haverá crescimento consistente sem equilíbrio fiscal Robson Braga de Andrade*   A redução das incertezas políticas e econômicas, a aceleração do ritmo de crescimento da atividade produtiva e a criação de empregos em 2021 dependem, entre outras ações, do ajuste das contas públicas. Por isso, é importante que o governo federal e o …

LEIA MAIS

Artigo – A hora e a vez do Brasil

Como resistentes, também somos esperançosos. Todos os dias, mesmo sabendo das dificuldades que enfrentamos, renovamos as esperanças que o dia seguinte será um pouco melhor e, assim, de hora em hora, vamos reconstruindo caminhos, buscando novos horizontes, celebrando resultados, mesmo os mais modestos ou, apenas, os possíveis. E mesmo diante da pandemia da Covid-19 não …

LEIA MAIS

Artigo – Enfim 2021!

Chegamos a 2021. Uma boa travessia até aqui. Enfrentamos obstáculos, mas avançamos. É relevante celebrar a chegada, sobretudo, porque, lamentavelmente, muitos empreendedores não conseguiram vencer as dificuldades de 2020 e ficaram no meio do caminho, assim como, com o mesmo registro de lamento, muitos brasileiros, brasileiras, em função da COVID-19, faleceram.   Mesmo diante de …

LEIA MAIS

Artigo – Finalmente 2020 acabou

Sofremos em 2020. Aprendemos. Nos reinventamos. A experiência foi singular; para muitos um aprendizado até rico, mas o preço pago foi muito alto! Não foi um ano para ser esquecido, mas, ainda bem, que acabou!   De todo modo, muito marcante e, como tal, precisa ser sempre lembrado, afinal o ano foi um marco em …

LEIA MAIS

Artigo – Brasil e o mundo têm muito a ganhar com desenvolvimento sustentável da Amazônia

Brasil e o mundo têm muito a ganhar com desenvolvimento sustentável da Amazônia*   Por Robson Braga de Andrade   Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia ocupa mais da metade do território brasileiro, concentra a mais rica biodiversidade e influencia o clima de todo o planeta. Mesmo assim, a região tem uma participação pequena …

LEIA MAIS

Artigo – Avança Brasil

Há anos o processo de desenvolvimento sustentável do Brasil carece de uma condução eficiente. Nesse caminho temos uma legislação ambiental avançada, mas que foi carregada por um arcabouço regulatório restritivo, cada vez mais oneroso e impositivo. O excesso de normas reduz o foco na parceria desejável entre o poder público e a indústria para a …

LEIA MAIS

Artigo – Desenvolvimento sustentável depende de mais investimentos em inovação

Desenvolvimento sustentável depende de mais investimentos em inovação   A edição 2020 do Índice Global de Inovação (GII, na sigla em inglês), principal ranking internacional sobre o tema, apresentou o Brasil na 62ª colocação entre 131 países, quatro posições acima em relação a 2019. Se à primeira vista o resultado é positivo, quando analisado o …

LEIA MAIS

Artigo – Navegar é preciso

São visíveis os efeitos da pandemia da Covid-19 nas empresas e instituições. A economia, em regra, apesar dos esforços feitos por todos os governos e entidades representativas da sociedade civil organizada, sofreu abalos em quase todos os segmentos.   O Sistema FIERN, obviamente, também foi alcançado pela queda de receitas, tanto das vendas de serviços, …

LEIA MAIS

Artigo – MAIS RN desde 2014

O tempo corre ligeiro… Já são seis anos de debates, estudos e proposições a partir do MAIS RN, um plano elaborado para ultrapassar a temporalidade dos mandatos dos governos e, de fato, ser um roteiro do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte.   Desde 2011 discutimos no âmbito da FIERN acerca da necessidade de …

LEIA MAIS

Artigo – Novos tempos, novos caminhos. A resolução dos conflitos empresariais pela via extrajudicial

As relações empresariais, por natureza, são complexas. E, no Brasil, essa dinâmica é ainda mais desafiadora. Para uma empresa no país ser longeva o empresário brasileiro tem que calcular e monitorar muito bem todos os riscos e as ameaças, que, entre os mais comuns, são as crises econômicas e políticas, as oscilações do câmbio, os …

LEIA MAIS

Artigo do Presidente do Sistema FIERN: Nevaldo Rocha, o exemplo

  Nevaldo Rocha partiu para a eternidade. Pela crença cristã, está no lugar reservado aos justos e bons. Para a história, também o seu legado está inscrito definitivamente. Ninguém poderá contar a história da indústria potiguar ou brasileira sem incluir um capítulo dedicado ao empreendedorismo de Nevaldo Rocha. Acerca de sua história, nos últimos dias, …

LEIA MAIS

Artigo – Plano gradual de retomada

A FIERN contando com a participação de outras instituições, dentre as quais, FECOMÉRCIO, FAERN, FETRONOR e SEBRAE, além do apoio de outras entidades que representam os setores do comércio, turismo e serviços coordenou e apresentou, ao Governo do Estado e a sociedade potiguar, uma proposta de retomada gradual da atividade econômica no Rio Grande do …

LEIA MAIS

Artigo – “As máscaras e suas consequências”

O COVID-19, de fato, chegou sem qualquer anúncio prévio e quando os especialistas pouco conheciam acerca da doença. E fomos tentando “trocar o pneu com o carro andando”. Em relação ao uso de máscaras foi, mais ou menos, assim. De início, uma recomendação somente para os que apresentam sintomas e profissionais da saúde. Em seguida, …

LEIA MAIS

Artigo do presidente da FIERN: Enfrentar o presente e planejar o futuro

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente do Sistema FIERN e Secretário-Geral da CNI     Os dias estão passando, a pandemia permanece, os números de óbitos aumentam e as empresas continuam sofrendo os fortíssimos efeitos da crise. O momento é difícil e não se vê, com clareza, o outro lado da margem para concluirmos a …

LEIA MAIS

Artigo – “FIERN, MAIS RN e a informação”

Idealizado e coordenado pela FIERN e contando com a participação de vários parceiros, o MAIS RN é um dos mais relevantes estudos já realizados sobre os caminhos do desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte sendo, de fato, um roteiro indispensável para o planejamento potiguar.   Partindo de um criterioso diagnóstico, aponta cenários desejados e …

LEIA MAIS

Artigo – Quem foi que disse que seria fácil?

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente do Sistema FIERN e Secretário-Geral da CNI     Estamos todos muito preocupados com a pandemia do Covid-19 (coronavírus). Preocupados com as vidas humanas enfermas e em falência, mas, também, apreensivos com os reflexos da pandemia na economia. De certo, o que nos disse o Papa Francisco: só conseguiremos …

LEIA MAIS

Artigo – Agenda para inserção do Brasil na economia global

Em artigo publicado no jornal Correio Braziliense, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, avalia que é necessário dar seguimento à abertura comercial por meio da negociação de acordos comerciais.   Agenda para inserção do Brasil na economia global   O Brasil precisa avançar mais rapidamente no comércio internacional. O …

LEIA MAIS

Artigo – Homenagem a Rogério Marinho

O Rio Grande do Norte recebeu, na tarde do dia 06 de fevereiro, a boa notícia de que Rogério Marinho assumiria o cargo de Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional, fato consolidado com a concorrida posse – uma das maiores do Palácio do Planalto – ocorrida no último dia 11 de fevereiro.   Na mesma …

LEIA MAIS

Artigo – Investimento privado para o bem do Brasil

  Existe um consenso no mercado de que em 2020 a economia brasileira terá um ritmo de expansão maior do que teve nos últimos três anos. E uma excelente notícia. Mas a principal novidade está na forma com que isso deve ocorrer. O setor privado ganhou mais protagonismo e o destaque deve ser para os …

LEIA MAIS

Artigo – Saudação a Marcos Formiga

A semana começou com a triste notícia do falecimento de Marcos Cesar Formiga Ramos. Paraibano de Sousa (PB), nascido no dia 17 de agosto de 1941, Formiga era economista, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1965, com pós-graduação em economia em Roma e Nápoles, além de ter sido aluno do …

LEIA MAIS

ARTIGO – “Industrializar para diminuir a desigualdade”

Confira o artigo do presidente da FIERN e da Associação Nordeste Forte, Amaro Sales, sobre a importância da industrialização do Nordeste.   “Industrializar para diminuir a desigualdade”   No momento em que o Brasil vive o maior ciclo de concentração de renda da história, intensificar os instrumentos de desenvolvimento da indústria no Nordeste e no …

LEIA MAIS

Artigo do presidente Amaro Sales: A Nova Previdência e o Brasil

  Já conversamos sobre a importância da nova previdência. Nos últimos anos, temos reiterado o assunto e, em março de 2019, neste mesmo espaço, alertamos – acompanhando a sensatez de muitos líderes empresariais e políticos do Brasil – para a prioridade do tema na pauta nacional. Aliás, logo no início, um registro devido de parabéns …

LEIA MAIS

Silvio Bezerra – É hora de darmos as mãos, sob pena de ser tarde demais!

  Por Silvio BezerraPresidente SINDUSCON-RN e Vice-presidente da FIERN   Na semana passada, participei de um seminário como presidente do SINDUSCON, sobre as “Perspectivas e desafios das carreiras públicas no terceiro milênio: como conciliar medidas para enfrentar a crise fiscal e financeira x proteção aos direitos fundamentais”.   Fiquei surpreso ao verificar que eu era …

LEIA MAIS

Artigo do presidente – “A partida do herói”

Amaro Sales de Araújo, industrial, atualmente Secretário da CNI, Presidente da FIERN e da ANF. Peço licença aos leitores da Tribuna do Norte para tratar um assunto um tanto diferente da pauta que, em regra, inspira os temas tratados por aqui… Hoje, diante da partida de um herói, preciso registrar a estima – que não …

LEIA MAIS

Artigo – Precisamos de união

Em artigo publicado no jornal O Popular, o presidente em exercício da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Afonso Ferreira, defende que é preciso esforço conjunto dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, instituições e sociedade para que o Brasil avance.       Precisamos de união O Brasil tem potencial para se posicionar como uma …

LEIA MAIS

Educação profissional é investimento no futuro

Em artigo publicado pelo jornal Folha de São Paulo, o presidente em exercício da Confederação Nacional da Indústria, Paulo Afonso Ferreira, a importância do ensino profissional para a economia e a geração de emprego     O investimento em educação profissional é imprescindível para o aumento da competitividade do país, para a retomada do crescimento …

LEIA MAIS

Artigo – O Sistema “S” é solução

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e Secretário da CNI   O Ministro da Economia Paulo Guedes tem insistentemente tratado o Sistema “S” como um dos problemas do País. É preciso ponderar. O Governo Federal deve, sim, ter a sensibilidade de envolver, ainda mais, o Sistema “S” neste grande esforço de ajudar o …

LEIA MAIS

Artigo do presidente do Sistema FIERN: “Menos Twitter, mais articulação”

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e Secretário da CNI   Independentemente de nossa preferência partidária ou da escolha circunstancial por um ou outro candidato, quem pensa no Brasil torce pelo sucesso do Governo liderado pelo Presidente Jair Bolsonaro. Aliás, ele foi eleito com significativo apoio popular e cercado de muitas esperanças, no …

LEIA MAIS

Artigo do presidente Amaro Sales: “Sistema FIERN – Superando metas”

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e Secretário da CNI   Todas as instituições e empresas enfrentaram, nos últimos anos, de uma forma ou de outra, problemas decorrentes das turbulências na economia nacional. Não é desconhecido da maioria o período de recessão que atravessamos e seus reflexos, alguns dos quais ainda presentes até …

LEIA MAIS

Artigo do presidente do Sistema FIERN: Nova Previdência já

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e Secretário da CNI   A reforma da Previdência tem sido o tema mais discutido nos últimos dias e com merecida razão. Segundo dados do próprio Governo Federal a Previdência deve chegar, ao final de 2019, com um “rombo previsto em R$ 292 bilhões”. É muito dinheiro! …

LEIA MAIS

Artigo do presidente do Sistema FIERN: “Empresários e governo”

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e Secretário da CNI   O Governo do Estado, sob a liderança da Governadora Fátima Bezerra, mesmo em tão poucos dias, tem buscado construir canais de diálogo com a sociedade potiguar e, em particular, com os empreendedores. Aliás, um diálogo franco, respeitoso com a identificação de diferenças, …

LEIA MAIS

Artigo do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales: “FIERN 65 anos”

  Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI.   A história oficial da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte começa no dia 27 de fevereiro de 1953, com a reunião formal de cinco Sindicatos patronais: Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do Rio Grande do Norte; …

LEIA MAIS

Artigo do presidente do Sistema FIERN: “Heróis da resistência”

  Amaro Sales de Araújo   Presidente da FIERN (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte) e do COMPEM/CNI (Conselho da Micro e Pequena Empresa)   Apesar do Estado, a indústria nacional industrializou o Brasil. Sobreviveu, cresceu, e ajudou a transformar o país numa potência econômica no cenário internacional. Impossível se pensar …

LEIA MAIS

Artigo do presidente da FIERN: União e trabalho para resgatar o RN

  Amaro Sales de Araújo – Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI   Hoje à noite saberemos quem governará o nosso estado pelos próximos quatro anos. Estamos convencidos de que, seja quem for o(a) vencedor(a), terá que construir imediatamente um pacto cooperativo das principais autoridades e lideranças públicas, do setor privado e do terceiro setor …

LEIA MAIS

Artigo do Presidente da FIERN, Amaro Sales: “Os caminhos do RN”

  Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI.   No próximo dia 28 de outubro o processo eleitoral estará concluído. Lamentavelmente, de um modo geral, faltou debate sereno e sobrou intolerância. O processo eleitoral que deveria ser um grande debate em torno de ideias e projetos, se tornou em função da …

LEIA MAIS

Artigo do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales: Convite ao voto

Amaro Sales de Araújo – Presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI     Na última reunião da Diretoria da FIERN foi apresentada e aprovada a campanha “Seu voto é importante”, sobre a conscientização do voto nestas eleições. Veiculada em nossas redes sociais, a campanha alerta para a importância do voto consciente e responsável e …

LEIA MAIS

Artigo do presidente da CNI, Robson Braga: Indústria 2027: o futuro é agora

Robson Braga de Andrade Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)   Inovações transformam as fontes de competitividade, os modelos de negócios e a gestão empresarial. Hoje, vivemos um intenso processo de geração e difusão de tecnologias integradas e inteligentes. As empresas brasileiras precisam se posicionar frente a essa revolução. Apesar dos riscos, que não …

LEIA MAIS

Artigo do presidente da FIERN: Governabilidade e protagonismo para arrumar a casa

Amaro Sales de Araújo – Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI   Um dos desafios que constam da Agenda Potiguar 2019-2022, lançada em agosto último, e entregue aos candidatos ao Executivo estadual e ao Senado, é adotar e praticar, nos próximos quatro anos, uma governança cooperativa e solidária, sob a condução do governador eleito em …

LEIA MAIS

Artigo do presidente do Sistema FIERN: “Compromisso com o RN”

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI.   A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte voltou a viver mais um grande momento em agosto último, assumindo o seu papel histórico de protagonista em favor do desenvolvimento do nosso estado.   Entre os dias 20 e 22 entregamos …

LEIA MAIS

Artigo do Presidente do Sistema FIERN: “Agenda Potiguar 2019-2022”

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI   Em 2005, o Rio Grande do Norte era o estado melhor posicionado, em condições gerais de vida, entre todos os estados do Norte e Nordeste do país, ocupando o 12º lugar entre os estados brasileiros. Era também o 3º mais seguro. Hoje, tornou-se …

LEIA MAIS

Presidente do Sistema FIERN escreve artigo sobre Flávio Rocha

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI.   Uma grande parcela dos empresários brasileiros sempre teve um olhar secundário e desconfiado para a política. Como se ela não fosse a força que move tudo. Da economia à educação, do meio ambiente à saúde, a política está presente em praticamente tudo o …

LEIA MAIS

Artigo do presidente do Sistema FIERN trata do “EEBA 2019” em Natal

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN do COMPEM/CNI.   O Rio Grande do Norte será, em 2019, sede do Encontro Econômico Brasil-Alemanha. Natal, a terra de tantos encantos, será também a capital da aliança entre os dois países, suas instituições e empreendedores.   Na próxima semana, no Encontro Brasil-Alemanha em Colônia, com outros …

LEIA MAIS

Artigo do presidente do Sistema FIERN: “Não é hora de oportunismo”

  Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI   Tudo na vida tem limites! É uma lição básica que, ainda na infância, nossos pais nos ensinavam. A indignação tem limites; o direito de manifestação também! O exercício de um direito esbarra quando prejudicamos o outro. É assim ou não?   Os …

LEIA MAIS

Artigo do presidente da FIERN, Amaro Sales: “Semana da Indústria de 2018”

  Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI   Deveríamos comemorar muito mais o dia da indústria, que ocorre a cada dia 25 de maio. Faltam razões para celebrações mais fortes. O ambiente deveria ser mais próspero, destravado e de valorização ao empreendedorismo. Mesmo assim, não podemos desanimar. A Semana da …

LEIA MAIS

Pense nas Pequenas Primeiro

  Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI   Mais uma vez tive o privilégio de participar da coordenação do 5º Seminário Pense nas Pequenas Primeiro, 5ª edição em 2018, realizado no último dia 25 de abril com o tema “Melhoria do Ambiente de Negócios para as MPEs”.   Em …

LEIA MAIS

Artigo do Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI – Campus Party Natal

  Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI.   Natal parou um pouco na semana anterior para prestigiar um dos grandes eventos que a cidade abrigou: Campus Party.   O evento acontece no Brasil desde 2008. Atrai, em síntese, interessados em inovação, ciência, cultura, universo digital e empreendedorismo, particularmente, jovens que, …

LEIA MAIS

Artigo do presidente do Sistema FIERN: Água, gestão e desenvolvimento

  Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI.   Indiscutível a importância da água. Sem água, a vida perecerá. O tema, portanto, é rigorosamente vital e, em consequência, merece fundada e criteriosa preocupação, sobretudo, diante de duas realidades próprias do Rio Grande do Norte: a) cerca de 147 – de 167 …

LEIA MAIS

Artigo do presidente do Sistema FIERN: Caminhos do Brasil

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI.   O ano eleitoral deve ser bem aproveitado para o debate em torno dos grandes temas que afetam o Brasil e, particularmente, o Rio Grande do Norte.   Em relação ao Brasil, considerando que a eleição de 2018 tende a discutir com maior clareza …

LEIA MAIS

Artigo do presidente do Sistema FIERN: Motores do Desenvolvimento

  Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN do COMPEM/CNI.   Começamos a semana com mais uma edição do Seminário Motores do Desenvolvimento, um dos bons eventos dos últimos anos. Muita gente e muito interesse em torno das palestras de Flávio Rocha e Henrique Meirelles. O primeiro, ao analisar o cenário econômico provoca nossa …

LEIA MAIS

Artigo do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade: “Não matem a indústria”

Em artigo publicado na revista Veja, presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, destaca que a atividade industrial é crucial para a geração de empregos qualificados e o crescimento vigoroso do país, apesar de alguns membros do governo acharem que não   Um destacado membro da equipe econômica fez, recentemente, uma afirmação absurda: disse que …

LEIA MAIS

Brasil 200

  Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN do COMPEM/CNI.   Das notícias boas do início do ano, uma chegou com as digitais de um potiguar empreendedor. Refiro-me ao movimento Brasil 200 e ao empresário Flávio Rocha, presidente da Riachuelo e uma das lideranças mais conhecidas dos empreendedores nacionais.   O movimento “Brasil 200” …

LEIA MAIS

Artigo/Presidente da FIERN: Nova escola. Mais esperanças

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI. No próximo dia 15 de dezembro, com a permissão de Deus e a ajuda de muitos, vamos celebrar a inauguração do Centro de Educação e Tecnologias do SENAI e da Unidade Operacional SESI de Educação no município de São Gonçalo do Amarante, bem próximo …

LEIA MAIS

O RN e o Encontro Brasil – Alemanha

  Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN do COMPEM/CNI.   O Rio Grande do Norte será, em 2019, sede do Encontro Brasil-Alemanha. Natal, a terra de tantos encantos, será também a capital da aliança entre os dois Países, suas instituições e empreendedores.   Recentemente, no Rio Grande do Sul, ocorreu o 35º Encontro …

LEIA MAIS

Artigo – A hora chegou

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI   A Lei nº 13.467/2017 está entrando definitivamente na ordem legal brasileira. A lei que introduziu a modernização trabalhista passa a ter eficácia, razão de celebração e de fundadas esperanças na direção da segurança jurídica, na manutenção e ampliação de empregos.   Por …

LEIA MAIS

O SENAI do meu Brasil

  Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI   Estive, integrando a comitiva da Confederação Nacional da Indústria, no evento WorldSkills 2017 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, de 15 a 18 de outubro. A competição é a maior do mundo no que se refere à educação profissional. Mais de …

LEIA MAIS

Artigo: A caravana do emprego

  Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI   Convenço-me mais e mais que o principal programa – de distribuição de renda e justiça social – para o qual a sociedade deve envidar os melhores esforços é o que resulte na manutenção e ampliação de empregos, se possível, com distribuição …

LEIA MAIS

Precisamos dos empregos

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI   Não sou especialista, mas, desde cedo, aprendi que direito é razoabilidade, bom-senso e mais: os princípios devem nortear a aplicação da lei.   O sucinto preâmbulo é para comentar duas ações do Ministério Público do Trabalho (MPT) em relação a indústrias de …

LEIA MAIS

Lei Rogério Marinho

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI Realizamos, na última segunda-feira, 21 de agosto, um evento importante sobre a modernização das leis do trabalho. Um dos maiores eventos realizados em parceria pelo Sistema FIERN, FECOMERCIO, FAERN, FETRONOR e, ainda, com a efetiva participação do SEBRAE, FCDL, CDL Natal, ACRN e FACERN. …

LEIA MAIS

Respeito e reconhecimento ao Sistema “S”

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN, Associação Nordeste Forte e COMPEM/CNI.   Repete-se, mais uma vez, de forma orquestrada, intensa campanha midiática para acabar com o Sistema “S”. Nessa cruzada irracional estão juntos, novamente, oportunistas, desinformados e os de má-fé. Em alguns casos reunindo as três coisas. É preciso deter a marcha da …

LEIA MAIS

Sudene forte, Nordeste melhor

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI A Sudene de Celso Furtado não existe mais. É fato. Foi um dos momentos importantes de articulação e planejamento. Mas, uma nova Sudene está se consolidando, mais uma vez, como um instrumento imprescindível para o Nordeste melhor. A nossa esperança – que não é …

LEIA MAIS

Inovar é criar valor

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI A pesquisa e a inovação são etapas indispensáveis à produção industrial, sobretudo, nos tempos atuais onde a mudança de hábitos é mais rapidamente vista, assim como, o nível de competitividade das empresas precisa melhorar, considerando que a economia globalizada nos impõe disputar mercado com …

LEIA MAIS

Categorias